carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Jogos Mundiais dos Povos Indígenas têm Margareth Menezes como madrinha
bastidores da folia



A cantora e compositora Margareth Menezes estará em Palmas (TO) esta semana para um evento especial. A baiana será madrinha da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) que começa nesta quarta-feira (22), em Palmas. O evento, que segue até o dia 31 de outubro, reúne 24 etnias brasileiras e representantes indígenas de 23 países. Margareth Menezes participa do Festival da Cultura Indígena, com um pocket show no espaço Oca da Sabedoria, na quinta (22), e, na sexta (23) marca presença também na abertura oficial dos Jogos, na Arena Green. Além de celebrar o esporte, o primeiro JMPI será uma oportunidade de troca cultural entre todos os participantes.

Com o mote “Em 2015, somos todos indígenas”, os JMPI reúne esportes indígenas, que se dividem em jogos tradicionais demonstrativos ou jogos nativos de integração, além de esportes ocidentais competitivos. Paralelamente às atividades esportivas, ocorrerão manifestações artísticas e culturais. Para isso, foram criadas a Oca da Sabedoria, a Feira de Artes Indígenas e a Feira da Agricultura. Esses espaços receberão comércio de artesanato e alimentação indígena, além de contar com apresentações culturais, palestras e debates.

Margareth Menezes participa ativamente de eventos à causa indígena. Em 2013 participou, em Cuiabá, da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas. No mesmo ano, visitou em abril a aldeia dos índios Pataxós-hã-hã-hães da reserva indígena Caramuru-Paraguaçu, na Bahia. No ano anterior, a artista esteve reunida com líderes indígenas na aldeia Kari-Oca em um evento que reuniu representantes de diversas etnias indígenas durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

 

Fonte : Margareth Menezes ( 21/10/15) - outubro 2015

volta | contato

www.carnaxe.com.br