carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Premiado e reconhecido mundialmente Balé Folclórico da Bahia completa 28 anos
bastidores da folia
Lançamento: Balé Folclórico da Bahia, um Patrimônio Cultural do Brasil



Com 40 integrantes – dançarinos, músicos e cantores – que recebem preparação técnica para dança, música, capoeira, canto e teatro, a única companhia profissional de dança folclórica do país em atividade, o Balé Folclórico da Bahia (BFB), completa 28 anos neste mês. Internacionalmente consagrado e premiado, seus dançarinos já se apresentaram em mais de duzentas cidades e 24 países, como Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Nova Zelândia, Austrália, Alemanha, França, Holanda, Suíça, México, Chile, Colômbia, Finlândia, Suécia e África do Sul, dentre outros. “Somos, provavelmente, um dos maiores embaixadores da cultura popular brasileira para o mundo inteiro e temos divulgado a Bahia em todo planeta”, destaca Vavá Botelho.

Com sede no Pelourinho, em Salvador, o Balé desenvolveu uma linguagem cênica que parte dos aspectos populares e atinge questões contemporâneas. Atualmente, o BFB também possui um segundo corpo de baile, que realiza espetáculos, diariamente, no Teatro Miguel Santana, no Pelourinho, tendo como público, turistas estrangeiros e de outros estados do Brasil.

Reconhecida pela Associação Mundial de Críticos como a melhor companhia de dança folclórica do mundo, o Balé Folclórico da Bahia já formou mais de 700 bailarinos. A maioria deles de origem muito simples, que aprenderam os primeiros passos de dança no Balé e hoje brilham em grandes companhias internacionais do mundo. “Além do trabalho artístico, temos uma função social”, destaca Vavá Botelho.

Com uma história na vida cultural da Bahia para o mundo a companhia está sendo retratada em livro. Intitulado "Balé Folclórico da Bahia, um Patrimônio Cultural do Brasil", a obra é o resultado de mais de dez anos de pesquisa. Com 228 páginas, 250 fotos o livro traz textos em dois indiomas (português e ingês) de pesquisadores como antropólogo Gustavo Falcón, a coreógrafa, professora e pesquisadora em dança, Lia Robatto, e o jornalista Ernesto Falcón, além do próprio Walson Botelho, que são referência na área. A obra tem lançamento marcado para quarta-feira (28), em coquetel para convidados e será distribuída gratuitamente em bibliotecas públicas e privadas, escolas de dança, fundações e instituições culturais.

A publicação reúne imagens de fotógrafos brasileiros e estrangeiros, que acompanharam as turnês da companhia, além de registros do arquivo do Balé sobre o cotidiano do grupo nas viagens e em Salvador, cidade onde fica a sede da companhia. São fotos de Marisa Vianna, Isabel Gouvêa, Vinícius Lima, Artur Ikishima e Paulo Sousa, entre outros.

O projeto tem o patrocínio da Tarpon Empreendimentos, Braskem, O Boticário, Hiperideal, Fundação Pedro Calmon e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O Balé Folclórico da Bahia também tem suas ações apoiadas pelo Fundo de Cultura da Bahia, através da linha Ações Continuadas de Instituições Culturais.

SERVIÇO:Lançamento: Balé Folclórico da Bahia, um Patrimônio Cultural do Brasil
Onde: Pestana Convento do Carmo | Evento para convidados - Salvador BA
Quando: 24 de agosto 2016 - QUA - 20 h
Valor: R$ 50,00 (no lançamento).


Fonte : - outubro 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br