carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Gal do Beco é tema da Cultura em Movimento da SECOM BA
bastidores da folia
No começo dos anos 80 começou a ensaiar algumas musicas e a participar como cantora em pequenos eventos.







Quem: Gal do Beco (Maria das Graças Silva)
Idade: 65 anos
Profissão: Sambista

O samba nasceu na Bahia, mas pra quem tem o samba no sangue não existe fronteiras para ser uma grande sambista. Gal do Beco é uma dessas figuras. Carioca de nascença e baiana de coração conquistou seu espaço no público baiano. Em 2000 ganhou o título de cidadã soteropolitana não só pelo tempo que morou aqui, mas também pela influência na cultura do samba baiano. “Nasci sambista e sou sambista até morrer. O samba é minha vida!”, exclama Gal do Beco.

Maria das Graças Silva, 65, veio morar em Salvador, mais especificamente em Itapuã, em 79 e aqui montou uma barraca a beira mar. Com dois filhos e recém separada, ela não teve medo de pegar no pesado. Apesar do relativo sucesso do lugar, Gal resolveu abrir um bar na Vasco da Gama. Na inauguração do bar, numa quarta-feira, rabada e muito samba com os amigos. A festa foi tão boa que durou até o outro dia e na semana seguinte as pessoas voltaram procurando pela deliciosa rabada e pelo samba do beco. “Eu fico muito honrada de ter essa história com o Beco de Gal (apelido do bar), porque foi o único espaço de samba que ultrapassou barreiras e tem nome internacional. Era um espaço simples, mas que você se sentia maravilhosamente bem, porque todo mundo era elegante lá”, conta Gal.

Na época, Gal ainda não cantava, mas no começo dos anos 80 começou a ensaiar algumas musicas e a participar como cantora em pequenos eventos. Foi em 1993 que teve sua primeira noite cantando profissionalmente. Convidada por Oscar Penha (Batatinha) ela cantou na Noite do Samba, um dos eventos mais consagrados do samba em Salvador. Já são 20 anos de sambista e cantora solo. “Na cadência do samba de Gal, nunca havia me imaginado nesse lugar que estou hoje, porque não tinha pretensão”, justifica ela.

Gal já fez shows com Nelson Rufino, Juliana Ribeiro, Waldir Lima, e depois de passar por princesa, rainha, hoje é considerada a senhora do samba de Salvador. Não é á toa que os novos sambistas a tomam por madrinha. “Sou teimosa, comecei a cantar e tive que me impor, hoje vivo da minha música e sigo feliz”. Os próximos passos são fazer um DVD de sua trajetória e reestrutura o Beco de Gal em outro bairro.


Fonte : SECOM BA (05/12/2016 08:59) - dezembro 2016

volta | contato
www.carnaxe.com.br