carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Revista de fotografia Umbu tem lançamento com show gratuito
bastidores da folia
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA)



Umbu Revista de Fotografia Contemporânea Latino-americana será lançada na quarta-feira, dia 07 de dezembro 2016, em na Tropos Co., no bairro Rio Vermelho da cidade de Salvador/BA, a partir das 19h, e contará com shows da banda Suinga e o som do Dj Bim Bom. A Umbu terá distribuição gratuita e será enviada para pessoas e espaços de todo o Brasil e da América Latina dedicados à promoção e reflexão da fotografia. Outros lançamentos em Salvador e em outras capitais estão previstos o próximo ano. A Umbu Revista de Fotografia foi pensada ao longo dos últimos meses pelas fotógrafas Mariana David e Rosa Bunchaft, juntamente com os fotógrafos Aristides Alves e Ricardo Sena. A revista tem financiamento público via edital do Fundo de Cultura da Bahia (SecultBA-Sefaz).

Já o projeto editorial da revista é assinado pelo argentino Max Yakin Bozek. A partir de uma convocatória realizada no início deste ano, a revista recebeu 130 trabalhos para participar desta primeira edição, onde cinco fotógrafos foram selecionados para serem publicados na revista junto aos artistas indicados pela curadoria. São elas e eles: Adenor Gondim, Alex Oliveira, Alexia Zuñiga (México), Arlete Soares, Antonello Veneri (Itália), Clarice Machado, Lara Perl, Lázaro Roberto, Mayra Lins e Vinicius Xavier. Todos os trabalhos têm foco na produção feita na Bahia, com o objetivo de dar visibilidade à fotografia que vêm sendo gestada no Estado.

Cada ensaio/fotografia publicado na Umbu vai acompanhado de um texto crítico e reflexivo que tenta dar conta da trajetória artística do autor/a e do seu trabalho. Para isso, os curadores da revista convidaram dez personalidades de diversas áreas do saber e regiões do Brasil: Maíra Gamarra (Alagoas), Felipe Abreu (São Paulo), Goli Guerreiro, Alexandre San Goes, Juliana Dias, Lanussi Pasquali, Rosa Bunchaft, Vivian Javiera (Chile; reside em SP), Ravena Maia eJosé Eduardo Ferreira. A proposta é trazer um olhar multidisciplinar sobre o trabalho que foi produzido, segundo conta Mariana David.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.


Fonte : SECOM BA (06/12/2016 09:30) - dezembro 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br