carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Carnaval Ouro Negro desfila com 94 entidades
folia momesca
Carnaval de Salvador 2016 - Bahia



Mais de 90 entidades são apoiadas pelo OURO NEGRO. Ao todo, 94 entidades carnavalescas dentre blocos afro e de índios, afoxés e grupos de samba e reggae de Salvador foram contemplados pelo programa gerido pela Secretaria de Cultura, com objetivo de apoiar seus desfiles em todos os circuitos do Carnaval da capital. Criado há oito anos, o Ouro Negro reconhece o legado e a importância da cultura negra e indígena para o Carnaval e mantém o apoio para garantir a presença do espetáculo de beleza e simbolismo que esses blocos fazem na avenida.

O Carnaval Ouro Negro é de vital importância para as entidades baianas de matrizes africanas. Essas agremiações, em especial as médias e pequenas, têm grande dificuldade de obter patrocínios. As agremiações apoiadas pelo programa desfilam nos três circuitos da folia: Batatinha (Centro Histórico), Dodô (Barra) e Osmar (Avenida Sete).

 



Entre as 94 entidades credenciadas pelo programa, estão os afros Bankoma, Cortejo Afro, Didá,Malê Debalê, Muzenza, Os Negões e Okanbi; os blocos de samba Alerta Geral, Alvorada, Reduto do Samba e Quintal do Samba; o afoxé Filhos de Gandhy, os blocos de índios Apaches do Tororó e Comanche do Pelô e os blocos de reggae Aspiral do Reggae e Reggae - O Bloco. A lista completa das entidades apoiadas pelo Ouro negro está disponível no site da SecultBA: www.cultura.ba.gov.br

Através do projeto Ouro Negro, lançado pela SecultBA no ano de 2008, e coordenado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), a Secretaria de Cultura tem promovido uma verdadeira requalificação nos desfiles dos blocos, estimulando a valorização e a preservação da tradição afro no Carnaval, com o desfile com alas e roupas tradicionais, além da renovação dos integrantes destes blocos, com maior presença da juventude. Dentro de suas comunidades, estas entidades contribuem para o desenvolvimento social através da construção de uma cultura cidadã. O Ouro Negro ainda é responsável pela contratação de blocos destes mesmos segmentos que fazem parte da Micareta de Feira, tradição no município de Feira de Santana.

DESFILES e BLOCOS
- Circuito OSMAR (Campo Grande / Praça Castro Alves)
- Circuito DODÔ (Barra / Ondina)
- Circuito BATATINHA ( Pelourinho )

BASTIDORES DA FOLIA
- SecultBA divulgou resultado do Carnaval Ouro Negro 20
- Processos e valores do Carnaval Ouro Negro


Fonte : SECULT BA e CarnAxE - fevereiro 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br