carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Diversidade de ritmos, estilos e expressões no Carnaval do Pelô
bastidores da folia
Carnaval de Salvador 2016 - Bahia



Diversidade de ritmos, estilos e expressões retratam os mais de 360 diferentes artistas, grupos e entidades culturais que dão vida ao Carnaval do Pelô que homenageia o centenário do primeiro samba gravado no Brasil, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) apoia blocos afros, afoxés, de índios, de samba e de reggae, além de encontro de artistas, bandas de sopro e percussão, performances, palcos para shows e desfiles de chão, em apresentações gratuitas. Isso sem falar na criatividade dos microtrios e nanotrios, que são um convite à alegria sem cordas, para todos os públicos . Para 2016, está previsto um investimento da ordem de R$ 11 milhões, destinado a quatro programas: Carnaval Ouro Negro, Carnaval do Pelô, Carnaval Pipoca e Outros Carnavais, que inclui a tradicional folia dos mascarados em Maragojipe. Juntos, eles mobilizarão cerca de 10 mil artistas em mais de 360 shows e performances artísticas.

A novidade esse ano é que os circuitos Dodô e Osmar serão abertos diariamente com atrações direcionadas ao folião pipoca, com trios independentes. Além disso, os blocos que desfilam no Centro voltarão a fazer o contrafluxo na Rua Carlos Gomes, possibilitando assim maior tempo de desfile no Centro da cidade. Na quinta-feira (4 de fevereiro), o Circuito Osmar (Centro) vai receber apresentações de entidades dedicadas ao samba e suas expressões. O local vai ser palco do Furdunço na sexta-feira (5 de fevereiro), movimento que foi sucesso na folia deste ano com inúmeras atrações sem cordas e de diversos estilos musicais e artísticos. Mais uma novidade acontece no domingo (7 de fevereiro), com o pôr do sol na Castro Alves, que terá um show para lá de animado da turma do grupo Baiana System e convidados, às 16h30.

Além dos quatro circuitos tradicionais (Dodô, Osmar, Batatinha e Sérgio Bezerra), mais três serão oficializados para 2016. O Circuito Riachão compreende o trecho percorrido pela Mudança do Garcia, que vai do Garcia até a Passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande. Já o Circuito Orlando Tapajós compreende a Avenida Oceânica, no trecho entre o Clube Espanhol e o Largo do Farol da Barra, e receberá o pré-Carnaval na Barra, com o Fuzuê e o Furdunço. O bairro do Nordeste de Amaralina é palco do Circuito Mestre Bimba, que vai da Rua do Norte à Rua do Sítio Caruano.

 



Vem Curtir a Rua! Tema do Carnaval 2016

Além dos circuitos oficiais de Carnaval, nove bairros e três ilhas vão receber, do sábado a terça-feira (6 a 9), um total de 240 apresentações de diferentes estilos musicais. Antes dos shows, acontece em todos os locais um bailinho infantil, a partir das 16h. Entre as atrações gratuitas estão Saulo, Margareth Menezes, Baiana System, Chiclete, Igor Kannário, Armandinho, Babado Novo, Daniela Mercury, Psirico, Edcity, Eva, Carla Visi, Sarajane, Banda Mel, Edu Casanova, Gerônimo, Carlos Pita, Virgílio, O Quadro, Will Carvalho e Araketu.

Salvador terá também TRÊS ESPAÇOS TEMÁTICOS: o Palco do Rock, que ficará no Jardim de Alah, das 19h às 3h; o Terreiro do Samba, que será montado na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho, com atrações das 9h à 0h; e, pela primeira vez, o Largo do Santo Antônio Além do Carmo entra na programação com o Palco Multicultural, que reunirá bandas de diferentes estilos como hip hop, reggae e arrocha, das 18h à 0h. A folia na capital baiana contará ainda com cinco espaços. Uma das estreias é o Beco das Cores, voltado para o público LGBT e que contará com DJs na esquina da Rua Dias D’Ávila com a Avenida Oceânica, na Barra, funcionando das 19h à 0h, nos intervalos dos blocos. Outra novidade será o novo espaço em Ondina, voltado para pessoas com deficiência. A Vila Gastronômica, que fez sucesso na Barra na edição 2015, volta no próximo ano também em outro local: na Rua Nossa Senhora de Fátima (ao lado do Isba), em Ondina.

Para os pequenos, a VILA INFANTIL será montada novamente no Campo Grande, com diversas atrações como contação de histórias e circuito de minibike. O Desfile de Fantasia de Luxo e Originalidade será realizado em 2016 na Praça Castro Alves, no dia 8 de fevereiro, a partir das 19h. A Arena DJs se transformará em Torre Eletrônica e continuará funcionando no Farol da Barra, de 0 às 3h, sendo que na madrugada da Quarta-feira de Cinzas prosseguirá até o tradicional arrastão. Uma das novidades deste ano é a INCLUSÃO DA CATEGORIA BAILE INFANTIL, que foi contemplada com quatro propostas, com repertório de músicas infantis e atividades recreativas para agitar a criançada que vem curtir o Carnaval do Pelô junto com as famílias. Os bailinhos acontecerão de sábado à terça de Carnaval, sempre às 15h30, no Largo Pedro Archanjo.

PRÉ-CARNAVAL – Sucesso em 2015, o pré-Carnaval de Salvador ganha mais um dia em 2016 e será realizado em 30 e 31 de janeiro, na Barra e em outros cinco bairros da cidade. Além do domingo do Furdunço, que estreou em 2014 com a proposta de valorizar as apresentações de chão com fanfarras e bandinhas, o folião vai curtir também o sábado com o Fuzuê. A atração levará ao público uma espécie de Carnaval acústico, com bandas de sopro, percussão e batucada e vai desfilar no chão, sem veículo de som e sem cordas, fazendo uma releitura das festas de época e trazendo ainda mais pessoas para curtirem a rua. O Fuzuê, no dia 30 de janeiro, e o Furdunço, no dia 31 de janeiro, vão contar com atrações gratuitas e sem cordas, trazendo pessoas de todas as idades e gostos musicais para as ruas da cidade, promovendo a irreverência e animação antecipada aos foliões e amantes do Carnaval de Salvador. Os desfiles vão acontecer a partir das 15h. Para a realização dos dois eventos foi oficializado um novo circuito, que se estende do Clube Espanhol ao Largo do Farol da Barra, cortando a Avenida Oceânica. O trecho leva o nome de Orlando Tapajós, em homenagem ao artista que revolucionou a estética do trio elétrico.?

PELOURINHO
Serão 15 grandes shows no palco principal do Largo do Pelourinho, montado em frente à Fundação Casa de Jorge Amado. Além dos shows de abertura e encerramento – Paulinho da Viola e BaianaSystem, o credenciamento do Carnaval da Cultura selecionou 13 projetos compostos por três artistas, promovendo encontros musicais memoráveis e inusitados. Nas ruas do Centro Histórico, a animação será garantida por 22 grupos musicais – banda de percussão, bandão e bandinha de sopro e percussão – e 10 grupos performáticos. Juntos, eles valorizam a tradição dos antigos carnavais de rua e abrem alas na folia para os mais variados estilos musicais. “O credenciamento democratiza a festa, porque dá uma chance igual de trabalho a todos os músicos e artistas. Não tem indicação. É uma comissão especializada que faz a curadoria entre os projetos habilitados”, pontua Arany Santana, diretora do CCPI. Ao todo, 94 entidades carnavalescas dentre blocos afro e de índios, afoxés e grupos de samba e reggae de Salvador foram contemplados pelo programa gerido pela Secretaria de Cultura, com objetivo de apoiar seus desfiles em todos os circuitos do Carnaval da capital. Criado há oito anos, o Ouro Negro reconhece o legado e a importância da cultura negra e indígena para o Carnaval e mantém o apoio para garantir a presença do espetáculo de beleza e simbolismo que esses blocos fazem na avenida.

CARNAVAL DE SALVADOR 2016
notícias, fotos e novidades

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO CARNAVAL
programação completa


BASTIDORES DA FOLIA
- Novidades do Carnaval de Salvador 2016
- 100 anos de Samba, tema do Carnaval do Pelourinho
- Carnaval Ouro Negro desfila com 94 entidades
- Programação do Carnaval Ouro Negro no Pelourinho
- Carnaval do Pelô reúne todas as cores, danças e ritmos
- Centenário do Samba será tema do Carnaval do Pelô



Fonte : SECON e SECULT BA (26.11.15) - dezembro 2015

volta | contato

www.carnaxe.com.br