carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Gilberto Gil no desfile Bloco Filhos de Gandhy na Barra
folia momesca
Carnaval de Salvador 2016 - Bahia



Um dos mais belos cartões postais de Salvador, o Farol da Barra, ficou ainda mais bonito na tarde desta segunda feira (8) de Carnaval. Debaixo de um sol reluzente, o tapete branco e azul dos Filhos de Gandhy invadiu o Circuito Dodô levando para as ruas da Barra e Ondina toda mística do maior bloco afoxé da história do Carnaval da Bahia. Entre os mais de cinco mil associados, estavam o cantor GILBERTO GIL e o ator Lázaro Ramos, acompanhado do filho, João Vicente, de apenas três anos. “Tradição boa tem que passar de pai para filho”, disse o ator. Já o cantor Gilberto Gil antes de deixar o bloco deu uma canja e comentou sobre o elo com os Filhos de Gandhy e se despediu. “São 35 anos, venho ainda que seja um pedacinho”, afirmou Gil.

O administrador Leonardo Cunha, 36, também era um dos representantes de Oxalá e Ogum. Há 16 ele integra os Filhos de Gandhy. "Para mim é uma religião, é mais que um simples bloco de Carnaval. Tem todo um ritual" explicou ele. O diretor do bloco João Paulo Góes recontou um pouco da história do bloco, destacando a importância do afoxé desfilar em todos os circuitos do Carnaval de Salvador.

 

Ele conta que O Gandhy surgiu em fevereiro de 1949 quando os estivadores do porto de Salvador resolveram criar um novo bloco diante da impossibilidade de o bloco carnavalesco “Comendo coentro” desfilar. “Durval Marques da Silva, conhecido como "Vavá Madeira", sugeriu a ideia e junto com Hermes Agostinho dos Santos, conhecido como Soldado, Manoel José dos Santos, o Guarda-sol, Almir Passos Fialho, o Mica, fundaram o bloco. De lá para cá nossa irmandade só faz crescer, agregando homens de todo Brasil em todos os circuitos da festa”, disse ele

QUANDO : 08 de fevereiro 2016 - SEG
O QUÊ : Bloco Filhos de Gandhy
ONDE : Circuito DODÔ ( Barra / Ondina ) - Salvador BA


Fonte SECULT BA (8/02/2016 20:30)- fevereiro 2016
Foto divulgação : SECULT BA por André Frutuoso

volta | contato

www.carnaxe.com.br