Um carrinho que traz em sua alegoria uma baiana estilizada chama atenção dos presentes.
No alto da cabeça, um tabuleiro com réplicas de instrumentos musicais utilizados nas rodas de samba e mini
estandartes dos blocos de samba de Salvador. Assim desfila o nanotrio Tabuleiro Sonoro que este ano homenageia o centenário do samba e Tia Ciata (cozinheira e mãe de santo, considerada como uma das figuras influentes para o surgimento do samba). Tudo isto pode ser conferido na segunda-feira (8), a partir das 16h, no Circuito Batatinha (Pelourinho).
Super Tom, que faz voz e violão do Tabuleiro Sonoro, explica que a ideia, além de homenagear o samba, é contar a história de 60 anos do trio elétrico O Tabuleiro Sonoro vem com a proposta de reunir elementos da percussão eletrônica, com a percussão tradicional, contrabaixo, guitarra baiana e violão em um repertório que tem como base a sonoridade da axé music, o samba, samba reggae e antigos carnavais, sem perder as características da música feita na Bahia.
Os microtrios e nanotrios (12 no total) integram o programa Carnaval Pipoca do Governo do Estado, realizado pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) através do CCPI (Centro de Culturas Populares e Identitárias).
O Carnaval da Cultura 2016 é o carnaval da democracia e da diversidade, que leva para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia.
|