Peu Meurray é uma das atrações de nanotrios, que compoem as ações do Carnaval Pipoca do Governo do Estado, através da SecultBA (Crédito: Acervo Peu Meurray)
O nome vem causando curiosidade e muitos deduzem o que seja, mas a certeza mesmo é que os nanotrios são a novidade da folia sem cordas que ganha as ruas. Os nanotrios são veículos de tração humana (empurrado por pessoas ou movido com uso de pedal), sem palco, mas com sonorização, iluminação cênica, decoração e alegoria carnavalesca e contam com o apoio do programa Carnaval Pipoca, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA).
Os nanotrios estreiam nos circuitos da festa cinco deles que, ao lado de sete microtrios, dão um show à parte de criatividade e somam pontos a favor do quesito diversidade na cena cultural da Bahia. Na categoria Microtrios, foram selecionados o Microtrio 100 anos de Samba - Bambas da Bahia; Peixinho Elétrico e Chico Gomes; TukTuk Sonoro no Carnaval Pipoca de Salvador; Garampiola; Baianafolia; Rural Elétrica; e o Microtrio de Ivan Huol - Uma Família Colorida. Este último projeto comemora 20 anos em 2016 e foi o primeiro microtrio de Salvador. Segundo os organizadores, a apresentação promete um carnaval longe de rótulos, sendo o repertório composto por músicas da “época de ouro” do carnaval tri-eletrizado - canções de Moraes-Armandinho-Dodô e Osmar - além dos clássicos da “pré-axé”, sem esquecer de tocar o axé, frevo, reggae, pop-rock nacional e internacional, baladas, MPB, sambas, forró e outras experimentações musicais.
|