carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Em janeiro, o Bloco Alvorada fará prévias da folia no Pelourinho
bastidores da folia
Destaque à Larissa Luz, ex vocalista da Banda Ara Ketu



Para afinar os instrumentos, aquecer o gogó e ensaiar os passos para mais um grande desfile no carnaval de Salvador, o Bloco Alvorada preparou uma extensa agenda de festejos no mês de janeiro de 2016. As festas, que acontecem no Centro Histórico, a partir do dia 10 de janeiro, servirão como preparativo para as comemorações pelos 41 anos de fundação do mais antigo bloco de samba da Bahia, que desfilará na sexta-feira do carnaval, 05 de fevereiro, reunindo os principais sambistas baianos e convidados, como a revelação do samba, Ferrugem. Para agradecer pelas mais de quatro décadas de preservação do samba na Avenida, o Bloco Alvorada realizará, no dia 10 de janeiro de 2016, domingo, às 11h, uma missa na Igreja de São Francisco, no Pelourinho, com a participação do Coral do Mosteiro de São Bento. No mesmo dia, o aniversário do bloco será festejado com muito samba, a partir das 16h, no Largo Pedro Archanjo. Os convidados são os grupos Na Média, Partido Popular e Bambeia, com participação dos artistas que animam o carnaval do bloco, entre eles: Gal do Beco, Aloísio Menezes, Marcos Poca Olho (Samba Tororó), Arnaldo Rafael, Bira (Negros de Fé), Valdélio França, Tiago (Relicário) e Romilson (Partido Popular). A entrada é um pacote de 400g de leite em pó, que serão doados a entidades sociais.

No dia 17 de janeiro (domingo), acontece a tradicional Lavagem da Fonte do Gravatá, na Rua da Independência, também no Centro de Salvador. Será a 38º edição desta que já entrou para o calendário das festas populares da Bahia. Sempre realizada pelo Bloco Alvorada, que foi criado ao lado da fonte e até hoje mantem sua sede no bairro do Gravatá. A Lavagem conta com cortejo de baianas, saindo do Terreiro de Jesus, às 15h, com a percussão dos Meninos do Pelô, do saudoso Mestre Prego. Após o ritual de lavagem da fonte centenária, com água de cheiro, a festa será animada pelos grupos Academia do Samba, Pagode Versado e Jatobá, reunindo moradores, foliões do bloco e amantes do samba. Ainda como preparativo para o carnaval, o Bloco Alvorada participará da programação do projeto ‘Música nas Esquinas do Pelourinho’, que terá como atração principal o Grupo Bambeia, que há 18 anos arrasta o bloco na Avenida. As apresentações acontecerão nas ruas e esquinas do Centro Histórico de Salvador, aos sábados, dias 16, 23 e 30 de janeiro de 2016, sempre das 19h às 21h, com acesso gratuito.

Tema - Dois importantes símbolos da resistência da cultura negra brasileira e da herança dos povos africanos estarão reunidos no Carnaval 2016, durante o desfile do Bloco Alvorada. Celebrando 41 anos de tradição do samba na Avenida, o Alvorada homenageará o centenário do Terreiro Bate Folha, referência maior do Candomblé de Nação Angola no Brasil, fundado em 1916.

O terreiro Bate Folha, localizado no bairro da Mata Escura, em Salvador, possui uma área de aproximadamente 15,5 hectares, sendo a maior área urbana remanescente da Mata Atlântica entre os templos religiosos de matriz africana. Sua importância para a cultura brasileira, em especial pela preservação da cultura banto, foi reconhecida por meio do tombamento como patrimônio cultural brasileiro, pelo IPHAN, em 2003. História que será contada pelo Bloco Alvorada, por meio das músicas, das vestimentas e da reverência do pioneiro bloco de samba da sexta-feira de Carnaval e de seus mais de três mil foliões. Atrações – Para prestar essa homenagem ao Terreiro do Bate Folha, o Bloco Alvorada reunirá um time de bambas, como o cantor Ferrugem, em sua primeira participação do Carnaval da Bahia, além do grupo Bambeia, que fará a base para a Ala de Canto do Alvorada, formada pelos sambistas Gal do Beco, Aloísio Menezes, Roberto Mendes, Raimundo Sodré , Valdélio França, Arnaldo (Tempero do Samba), Romilson (Partido Popular), Marco Poca Olho (Samba Tororó), Bira (Negros de Fé), Tiago (Relicário).

Ferrugem - Batizado como Jheison Failde de Souza, Ferrugem, nasceu no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, frequentando desde menino as rodas de samba da região. Iniciou sua carreira, gravando suas próprias composições e interpretando suas referências no samba, como Zeca Pagodinho e Péricles, e postando na internet, ganhando fãs por todo o país. Ao criar, em 2011, a Roda de Samba do Vila Duca, na Vila Olímpia, São Paulo, passou a ter suas canções executadas em emissoras de rádio. Finalmente, em 2015, lançou Climatizar, cd com 14 faixas, entre elas sete inéditas, sendo duas autorais, além da participação da cantora Anitta.


Fonte : SECULT BA (6/01/2016 10:30) - janeiro 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br