carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Verão da Cultura 2016 : música, dança, teatro e exposições
bastidores da folia
O tradicional show do cantor Gerônimo agita o Pelourinho nas noites de terça-feira, às 20h. Crédito: Rosilda Cruz.



A agenda de janeiro do Verão da Cultura conta com uma programação diversificada, divulgada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Entre as opões, shows no Pelourinho ou no Teatro Castro Alves, aulas de dança - é só escolher a categoria que mais gosta - ou uma visita ao museu para celebrar a estação mais quente do ano. Nos dias mais quentes do ano, não faltam alternativas gratuitas ou a preços populares para todos os gostos e idades. Ritmos musicais e espetáculos em diversas apresentações - Atrações dos mais diversos ritmos e os ensaios dos blocos fazem o esquenta para o carnaval e garantem animação todos os dias da semana no Pelô da Bahia. Às segundas-feiras, seguem com os concertos do Cortejo Afro, sempre às 21h, no Largo Pedro Archanjo. Às terças, às 20h, o cantor Gerônimo Santana e Banda Mont Serrat leva ao palco do Largo Pedro Archanjo o Show O Pagador de Promessa, e no Largo Tereza Batista, às 20h, os tambores rufarão no Ensaio da Banda Olodum. Às quartas-feiras acontecem os ensaios do bloco afro Muzenza, no Largo Tereza Batista, às 21h. Já o VI Encontro Mauanda Bankoma anima as quintas-feiras, no Largo Tereza Batista, às 20h30. As sextas-feiras esquentam o verão OQuadro, Sine Calmon & Banda Morrão Fumegante e Afrodisíaco com Pierre Onasis, nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D'Àgua, respectivamente, sempre às 21h. Outras atrações como Bailinho de Quinta; BaianaSystem; ATABASABAR - Àdupé; Sarajane e Banda Flor de Canela Amor; Festa e Devoção; I.F.A. - Afrobeat + Curumim; Du Gruv; Amanda Santiago e Tatau fazem de janeiro o mês da mistura de ritmos. A programação cultural do Pelô da Bahia é promovida e apoiada pela SecultBA, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). Para mais informações, clique aqui. A programação de grandes shows e espetáculos continua no palco do Teatro Castro Alves (TCA). Dia 15, às 21h, é a vez de Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz no show Dia a dia, lado a lado, terceira edição do projeto Verão MBP. Dias 16 (21h) e 17 (20h) entra em cena a Cia. Os Melhores do Mundo volta a Salvador para duas apresentações de Tormentas da Paixão. Dia 23, às 21h, a cantora Elza Soares faz show de lançamento do seu mais novo álbum, A Mulher do Fim do Mundo. Dia 24, às 20h, Moraes Moreira e Davi Moraes, pai e filho, apresentam pela primeira vez na Bahia o show do disco Nossa Parceria, o primeiro lançado juntos. Dia 26, às 19h, o projeto Conversas Plugadas abre sua temporada 2016 tendo como convidado o ator e diretor baiano Ricardo Castro, consagrado pelo solo teatral R$ 1,99, com o qual permaneceu por 15 anos em cartaz e circulou o país. O ator volta ao palco do TCA dias 27, 28 e 29, às 21h, para o espetáculo Sexo, Drogas e Axé Music. Dia 31, às 11h o cantor e compositor baiano Nelson Rufino apresenta o show 50 anos de Samba, na abertura da temporada 2016 do projeto Domingo no TCA, trazendo para o palco do TCA artistas convidados, como Gal do Beco, Juliana Ribeiro e Ju Moraes.

O Cine Teatro Solar Boa Vista, espaço cultural administrado pela SecultBA, em Engenho Velho de Brotas, preparou uma programação especial para agitar a temporada de verão da cidade, trazendo uma série de linguagens artísticas para o espaço. No dia 16, o Clube da Lulu volta a apresentar o espetáculo Grandes Estrelas – ‘O Show’, com três sessões: às 11h, 14h e 16h. Dia 20, o Coletivo Boca Quente realiza o Palavra em Pauta, a partir das 14h. No dia 21, o espetáculo Isto não é uma mulata - Discussão encenada sobre representação da mulher negra se apresenta no Solar, às 17h. Para a criançada, é a vez do Bailinho do Canela Fina: criança, confete e serpentina, que acontece no dia 23 (sábado), a partir das 16h. E no dia 24, a partir das 11h, acontece a Feijoada Yes Culture, serão realizadas apresentações de grupos de samba, voz e violão, com estrutura all inclusive, incluindo a tradicional feijoada. Dia 26, às 19h, o Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL) realiza o Pensar Curta, evento de debate e reflexão sobre as possibilidades estéticas e de mercado para o curta-metragem. Já no dia 27, a partir das 19h, o espetáculo Usina Griô se apresenta no Solar, com histórias sobre a mitologia dos orixás. Quem volta aos palcos do Solar é o espetáculo Somos Todas Clandestinas, que se apresenta nos dias 28 e 29 (quinta e sexta-feira), sempre às 20h. No dia 30, tem A Jornada Das Adaptações Literárias em Séries e Filmes, a partir das 14h. O projeto nasce do desejo de mesclar elementos de nossa baianidade com a cultura pop/geek em Salvador. E fechando o mês de janeiro, no domingo, dia 31, a partir das 10h, acontece mais uma edição do Domingo no Parque!, que completa um ano de ocupação do Parque Solar Boa Vista.

Cursos são alternativas para aproveitar o verão e as férias - Para quem curte o verão buscando aprender alguma linguagem artística, a pedida são cursos de férias da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), que recebem público do estado, do Brasil e de várias partes do mundo para participarem de aulas na Escola de Dança e também em cursos de qualificação em Música, ambos do Centro de Formação em Artes (CFA). Entre as opções estão as aulas com o premiado compositor Pedro Augusto Dias, que irá ministrar o curso Arranjo: princípios, técnicas e estratégias, de 14 de janeiro a 03 de março. As crianças que gostam de dançar têm espaço no curso de férias Brincadeira para Dançar, ministrado pela professora Tariana Costa. As aulas já começaram e acontecem até o dia 29 de janeiro. Além disso, diversas outras opções de aulas estão à disposição, como a de dança dos Blocos Afro, Dança do Ventre, Técnica Silvestre, Dança Afro - Contemporânea,Street Jazz, Balé Clássico, Técnicas Contemporâneas, Alongamento, Sapateado Americano, Tango, Dança de Orixás e suas Ressignificações,Hatha Yoga, Manutenção Física para Bailarinos, Tribal House Fusion, além das aulas de Dança Afro-brasileira e Percussão. Para mais informações, clique aqui.

Programação de museus para quem quer curtir o verão - Os museus da Diretoria de Museus (Dimus) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada a SecultBA, tornam-se ótimas opções de lazer para turistas e moradores. Localizados no Pelourinho, bairro histórico de Salvador marcado por seu valor cultural, os museus apresentam exposições diversas, que podem ser conferidas pelo público de forma gratuita, de terça a sexta-feira 12h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, de 12 às 17h. No Centro Cultural Solar Ferrão é possível visitar o um acervo da Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi, da Coleção de Arte Africana, da Coleção de Arte Popular, e da Coleção Walter Smetak. No mesmo prédio encontra-se o Museu Abelardo Rodrigues que apresenta uma coleção composta por mais de 800 objetos, revelando a trajetória histórica e artística da arte sacra cristã no Brasil, percorrendo o Barroco e o Neoclássico, suas formas de representação e devoção, aproximando o humano do sagrado.

No Museu Tempostal o visitante vai encontrar imagens que retratam a cidade de Salvador em seu processo de urbanização, assim como a pluralidade que marca as outras regiões da Bahia, através das exposições Pelos Caminhos de Salvador, O Bairro do Comércio, e Bahia – Litoral e Sertão. Já o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, que passou por uma recente reforma, traz as exposições Azulejaria na Bahia e Arte e Azulejaria que exibe fotografias de prédios revestidos com azulejos confeccionados pela oficina de Udo Knoff, fruto de projetos de artistas renomados do estado da Bahia.

O Palacete das Artes promove o projeto Cinema no Palacete, com o tema A Prostituta no Cinema, com entrada gratuita, sempre às 17h, serão exibidos os filmes dias 15, 20, 22, 27, 29. Além de visitar o espaço e apreciar, nos jardins, as quatro esculturas de Auguste Rodin, o público pode conferir belos e variados trabalhos em cerâmica, confeccionados por mais de 20 artistas ceramistas, no salão térreo do museu. Em cartaz, permanecem três exposições: Seguindo a Carne, do renomado artista alemão Stephan Kaluza, na Sala Contemporânea; no segundo pavimento, a exposição Gullah, Bahia, África, parceria entre o Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro e a Fundação Pedro Calmon, com curadoria de Alcione Meira Amos; e na Galeria Mansarda a exposição Charlotte em Tons apresenta cerca de 30 telas da artista plástica Charlotte Lisboa, que destacam visões sensuais da forma feminina, além de paisagens. É possível conferir também a exposição Lendas e Aparições, do artista francês Daniel Hourdé, composta de 14 impactantes desenhos, de grande dimensão, sobre os passos de Jesus rumo à crucificação.

O Museu de Arte da Bahia (MAB), o mais antigo museu do estado, também estará de portas abertas. Seu acervo é constituído por 13.686 peças adquiridas ao longo do tempo, incluindo obras de origem italiana, francesa, flamenga, holandesa, além de pintores baianos e gravuras que remetem a um passeio pela cidade de Salvador no séc. XIX.

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), localizado no Solar do Unhão, tem muito para mostrar além da bela vista da Baía de Todos os Santos. Integra o espaço o sítio histórico, uma galeria ao ar livre - Parque das Esculturas, a Sala Rubem Valentim, dedicada às obras do artista baiano, o espaço das oficinas do MAM e locais expositivos como a Capela e o Casarão. Aos sábados, às 18h, a JAM no MAM continua fazendo o público contemplar o belo por do sol no melhor estilo das jam sessions.

VERÃO DA CULTURA 2016
programação completa


Fonte : SECULT BA (15/01/2016 11:53) - janeiro 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br