carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Caminhada Raízes da Bahia reunirá grupos culturais no Dique do Tororó
bastidores da folia



Além das manifestações culturais de grupos de todo o estado, a Caminhada contará com show de encerramento com as Ganhadeiras de Itapuã. Crédito: Fernando Amorim O Governo do Estado da Bahia apresenta a Caminhada Raízes da Bahia, evento que reunirá manifestações culturais tradicionais da Bahia em desfile no dia 24 de janeiro (domingo), a partir das 16h, no Dique do Tororó, em Salvador. O evento espera receber mais de 1.200 artistas populares de Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo, Sertão e Baixo Sul. Contemplando 36 grupos culturais do estado, a caminhada visa exaltar a pluralidade da cultura de matriz popular, com propósito de revitalizar, fortalecer e difundir as manifestações culturais da capital e do interior do estado. O público vai acompanhar apresentações de fanfarras, quadrilhas, filarmônicas, grupos de dança e blocos de brincantes que ocuparão as ruas do Dique.

A Caminhada Raízes da Bahia será dividida em cinco alas, separadas por cores. Em quatro delas estarão manifestações como o samba de roda, grupo de mascarados, terno de reis, chegança, entre outros. A quinta e última ala faz alusão ao carnaval tradicional, com a presença, por exemplo, de um grupo de pierrôs e de uma escola de samba de Salvador. O evento destaca elementos da cultura popular que até então eram mais conhecidos apenas regionalmente a exemplo dos grupos Esmola Cantada, de Cachoeira, e Congo, Reinado e Chegança, de Cairú, por exemplo. Além desses, a caminhada traz ainda grupos de dança, como o Balé Folclórico da Bahia e a Quadrilha Junina Forró Asa Branca, de Salvador, grupos de música, a exemplo do Samba e Maculelê Raízes Santo Amaro e da Filarmônica Filhos de Apolo, de Santo Amaro, blocos de brincantes e carnavalescos como Folia Mamulengos, Trança Fita – Filó Brincante, Zambiapunga e muitos outros.

Trajeto - Após a concentração, marcada para 14h no Estacionamento Externo (portão EE) da Arena Fonte Nova, o desfile partirá da altura do Acesso Sul do estádio, às 16h. A Caminhada seguirá pela Av. Vasco da Gama no sentido contrário ao fluxo de veículos do Dique do Tororó, que terá trânsito interditado no sentido Lapa durante todo o dia. O público que for assistir ao evento encontrará acesso facilitado via do metrô e, para aqueles que preferirem ir de carro, pela Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô).

Governo do Estado leva atrações e serviços para Caminhada Raízes da Bahia - Além de assistir ao desfile de diferentes manifestações culturais de Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo e Baixo Sul, o público da Caminhada Raízes da Bahia poderá participar de um aulão de dança afro, de uma Feira de Economia Solidária e ainda levar para casa um turbante já confeccionado, item em alta neste verão. Essas e outras atividades serão realizadas por órgãos do Governo do Estado, um dos promotores do evento, que vai reunir mais de 1.200 artistas populares na capital baiana. As ações do governo vão acontecer no início da tarde, antes da caminhada. Um dos destaques é a Feira de Economia Solidária coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre) que vai reunir oito empreendedores em barracas de comercialização de artesanato e alimentos. Em outra ação, 30 catadores de cooperativas parceiras da Setre, distribuídos ao longo do percurso, vão recolher resíduos sólidos, como latinhas de alumínio e material PET descartados pelo público. O material será reciclado, gerando renda para os catadores e suas famílias.

O “aquecimento” para o Carnaval estará garantido através de um aulão de dança afro, ministrada por Tatiana Campelo, dançarina e professora da Fundação Cultural da Bahia, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Já para a Caminhada, a SecultBA levará uma prévia do Carnaval, com a ala Ouro Negro, do qual participam os principais blocos afro e afoxés do estado.

Quem quiser aderir à moda dos turbantes poderá ter seu confeccionado em um stand montado pela Secretaria de Educação do Estado. As peças serão produzidas para o público, sem nenhum custo, por representantes dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), da SEC. Antecipando uma ação que será realizada no Carnaval de Salvador, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial vai levar para Caminhada Raízes da Bahia o serviço itinerante do Centro de Combate ao Racismo de Intolerância Religiosa Nelson Mandela. Uma equipe do centro vai circular entre o público presente com formulários para identificar vítimas discriminação. Os técnicos também vão oferecer orientação para quem deseja fazer algum tipo de denúncia de preconceito racial.

Ao fim da Caminhada, que contará com quadrilhas, fanfarras, samba de roda, grupo de mascarados e de ternos de reis, o público poderá assistir ao show de encerramento, com as Ganhadeiras de Itapuã, grupo tradicional que, em 2015, foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira. A programação tem ainda opções gastronômicas da Praça de Food Trucks, com diferentes opções de pratos, lanches e bebidas.

SERVIÇO : Caminhada Raízes da Bahia
QUANDO : 24 de janeiro 2016 - DOM - 13h
ONDE : Dique do Tororó - Salvador BA
QUANTO : Grátis


Fonte : SECULT BA (20/01/2016 15:20) - janeiro 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br