Um disco que pretende retratar de forma íntima a baianidade, sobretudo no vocabulário, é o destaque do Especial das Seis desta segunda-feira (28). Apresentado pelos próprios idealizadores, Oscar Santana e Carlinhos Marques, Universo Baianês foi lançado em 2014.
Ao longo desta edição, os artistas comentam um pouco sobre como surgiu a vontade de produzir este trabalho e também trazem informações sobre a execução. Definido pelos autores como um papo musicado, Universo Baianês é um CD duplo. Enquanto uma das mídias reúne as 13 músicas do repertório, a outra traz contos referentes a cada uma das faixas.
Para Oscar Santana o projeto vai ao encontro de um grande desejo. “Eu sempre sonhei em fazer uma letra de música com o linguajar baiano, que às vezes é pouco entendido aqui, e fora daqui quase não é”. Na opinião de Carlinhos Marques, “o ‘Universo Baianês’ não se sintetiza só na faixa-título. Esse disco fala de um universo bastante diverso, com conteúdo de estilos e linguagem variados”.
Entre as faixas deste Especial das Seis estão “Gentis Auroras”, “Vale do Jiquiriçá” e “Pedras de Algodão”, música que você vai ouvir seguida do respectivo conto.
O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h (19h no horário de Brasília) e também pode ser ouvido online no portal do IRDEB.
Produção de Catarina Sampaio.
|