carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Roberto Mendes e Coletivo Musical abrem o projeto Cultura em Movimento
bastidores da folia
Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz)



Um show do cantor e compositor Roberto Mendes e Coletivo Musical, com participações de artistas convidados, marca a abertura do projeto Cultura em Movimento - Chulas e Xaréus do Recôncavo, no dia 14 de junho, às 19h, no Palacete das Artes, no bairro da Graça, em Salvador. A iniciativa levará um ônibus-palco adaptado aos municípios baianos de Simões Filho (Mapele), Camaçari e São Francisco do Conde, para desenvolver atividades como apresentações musicais e dança, palestras e oficinas. A iniciativa é produzida e elaborada pela Casa dos Sete – Projetos e Produções, tem patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e apoio cultural da Rede Bahia.

A proposta é ampliar a divulgação sobre a diversidade cultural baiana, reverenciando as chulas, ritmo tradicional característico das comunidades rurais do Recôncavo, considerado patrimônio cultural e objeto de pesquisa do compositor Roberto Mendes há mais de três décadas. “O projeto traz novas experiências no esforço de reconstituir e interpretar o passado de um povo, de modo mais profundo e multilateral, favorecendo uma compreensão mais diversificada do presente e a mobilização de novos protagonistas na construção e preservação do seu próprio patrimônio cultural”, explica Roberto Mendes.

Dentro da programação em cada município, a Casa dos Sete - Projetos e Produções leva a iniciativa Memórias Compartilhadas, com a gravação de vídeos-depoimentos de personagens dos saberes e fazeres da comunidade, pessoas representativas da cultura local e de linguagens artísticas e culturais que queiram compartilhar suas histórias e sua relação com a cidade. Será um breve mapeamento cultural e o seu registro ficará à disposição do público no site do projeto.

SOBRE A OFICINA
Cerca de 200 estudantes da rede pública irão participar das oficinas culturais de música e instrumentos musicais. Eles irão conhecer um pouco da história do povo do Recôncavo e a sua relação com essa manifestação cultural, além de participar de atividades práticas, como confecção de instrumentos e tipos de som, com o intuito de contribuir para a valorização, preservação e formação cultural dos jovens participantes do projeto.

ROBERTO MENDES
O músico, cantor, compositor e pesquisador santamarense Roberto Mendes é um dos maiores divulgadores da cultura rítmica do Recôncavo e de Santo Amaro, desenvolvendo contínuos projetos e encontros com pessoas do saber e fazer popular da região. Com mais de 30 anos de carreira, Roberto Mendes já teve suas composições gravadas por Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa, além de muitos outros. Em seu mais recente trabalho, Cidade e Rio, tem como convidados Guinga, Alcione, Lenine, Mário Ulloa, Marco Pereira e Pedro Luiz e a presença de seu parceiro constante, Jorge Portugal. O novo disco (ainda inédito), Chulas e Xaréus do Recôncavo, também dá nome ao show. No repertório, Roberto entoa xaréus, canto de puxada de rede, feitos em parceria com Nizaldo Costa, Capinan e Jorge Portugal. Ele também revisita suas composições, canta as tradicionais chulas do Recôncavo Baiano e assim expõe no palco sua relação com o tempo.

BRASKEM
Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, este último em parceria com a mexicana Idesa.

FAZCULTURA
Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

SERVIÇO : 14 de junho 2016 - DOM
ONDE : Salvador BA
- 19h00 - Lançamento do Projeto Cultura em Movimento, com Palestra de Roberto Mendes - Palacete das Artes
- 19h30 - Show de Roberto Mendes + Banda Coletivo Musical + convidados


Fonte : SECULT BA (06/06/2016 11:30) - junho 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br