carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Saudação ao Mestre Naná Vasconcelos em Salvador
cultura e diversidade
Fora do Brasil, Naná eternizou o seu nome como uma das maiores referências internacionais da música brasileira



Neste fim de semana a TVE Bahia bate os tambores para prestar uma homenagem ao percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, que aos 71 anos saiu de cena na última quarta-feira (09), vítima de um câncer de pulmão. A emissora apresentará com exclusividade dois programas especiais com shows marcantes que o artista realizou na capital baiana ao longo de sua carreira. Neste sábado, dia 12 de março 2016, a partir das 15h, vai ao ar um show gravado em 2004 na Concha Acústica do Teatro Castro Alves -TCA, em Salvador/BA, realizado pelo projeto MPB Petrobras, que teve a presença de Naná e do guitarrista baiano Sine Calmon. Já no domingo, às 20h, a TVE Bahia, em rede nacional com a TV Brasil, exibe, com exclusividade, o programa “Naná Vasconcelos - No Festival NALATA”, com a última apresentação de Naná Vasconcelos em público, realizada em 27 de fevereiro de 2016 no “NALATA– I Festival Internacional de Percussão”, realizado no Candeal Guetho Square, bairro do Candeal, em Salvador, Bahia. O evento teve como anfitrião outro grande percussionista brasileiro, o cantor e compositor Carlinhos Brown.

Naná Vasconcelos - Juvenal de Holando Vasconcelos nasceu em 02 de agosto de 1944, em Recife (PE). Começou a fazer música ainda na infância, tocando bateria e instrumentos percussivos como tambor e berimbau, nos movimentos de maracatu de Pernambuco. Já adulto, mostrou ao Brasil sua riqueza sonora e desenvolveu trabalhos ao lado de nomes como Gilberto Gil, Gal Costa, Marisa Monte, Milton Nascimento, Geraldo Azevedo, entre outras personalidades da MPB.

Fora do Brasil, Naná eternizou o seu nome como uma das maiores referências internacionais da música brasileira. Tirando melodias de apitos, panelas e outros objetos, o mestre dividiu os palcos com grandes ícones como B. B. King, Jean-Luc Ponty, David Byrne, e Jon Hassell. Ao longo da vida artística conquistou oito Grammys e por sete vezes anos consecutivos (1984-1990), o prêmio de Melhor Percussionista do Ano pela revista Down Beat. Em 2015 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).


Fonte : SECULT BA (11/03/2016 11:28) - março 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br