carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Concha Acústica recebe o Concerto Pérolas Mistas
bastidores da folia
O projeto traz a música de matriz africana representada pelos blocos Afros e Afoxés, por Carlinhos Brown, Lazzo Matumbi, Elen Oléria e Larissa Luz (ex-Araketu).



Nos dias 05 e 06 de novembro, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves recebe o concerto Pérolas Mistas, a partir das 19h, em Salvador, na Bahia. O projeto traz a música de matriz africana representada pelos blocos Afros e Afoxés, que fortalecem e mostram a relevância da música ancestral da Bahia, unida à clássica execução da Orquestra de Câmara de Salvador. Com influências que passam por importantes músicas da década de 1970, o concerto é composto pelos solistas Carlinhos Brown, Lazzo Matumbi, Elen Oléria e Larissa Luz, regidos pelo Maestro Angelo Rafael e um trio de alabês. Concerto Pérolas Mistas 2016 tem patrocínio da VIVO e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Além da música como elemento central, o concerto procura primar por elementos cenográficos, iluminação e figurinos apropriados à estética que traduz as origens da narrativa musical. A performance e movimentação dos artistas em cena, expressa por movimentos presentes nas tradicionais danças afros, é um verdadeiro espetáculo de rara beleza, revelando aspectos genuínos da cultura afro-brasileira.

 


Com conceito geral de Carlinhos Brown, roteiro artístico do mesmo em parceria com Elisio Lopes Junior, o concerto teve sua primeira edição com a apresentação e regência do maestro Ângelo Rafael. A proposta do espetáculo, segundo o maestro, é fazer uma viagem pela música afro-baiana definindo como “Um caleidoscópio musical”. Para o maestro o concerto é uma grande homenagem à música ancestral. A execução das canções tocadas em terreiros que integram o imaginário da cultura baiana de raiz é uma grande oportunidade de contribuir com a cultura afro-brasileira e sua perpetuação entre as mais diversas gerações.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

SERVIÇO : 05 e 06 de novembro 2016 - SAB e DOM - 19h
ONDE : Concha Acústica TCA - Teatro Castro Alves - Largo do Campo Grande, s/n - Salvador/BA


Fonte : SECULT BA/Fazcultura (26/10/2016 09:40) - novembro 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br