carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Festival da Primavera 2016
bastidores da folia
É um dos momentos mais esperados dentro do calendário de eventos de Salvador



O Festival da Primavera 2016 acontece de 21 à 30 de setembro 2016, na cidade de Salvador, na Bahia, com uma programação para lá de variada. Foi planejada para o sábado (24) e para o domingo (25), com ações que vão das 7h até o fim do dia. Como não podia deixar de ser, a Feira da Cidade especial da Primavera será uma das mais esperadas. O projeto que comemora seu 2° aniversário, já que sua primeira edição aconteceu no mesmo evento realizado em 2014, será montado na Avenida Centenário.

 

Já o Parque da Cidade abre o sábado com ações desde às 7h. Para começar bem o dia. o público poderá participar gratuitamente de aula de Tai Chi Chuan com o professor Edson Carvalho, ou optar pela Yoga que será realizado pelo instituto Arte de Viver. Ainda pela manhã, às 09h, tem alongamento, e a partir das 10h aula de Power Pneu, com professores da Alpha Fitness. Além disso, até as 11h será possível fazer também aulas de Slack Line. E das 11h às 12h aula de zumba com o professor Jaguar.

A criançada pode participar, das 7h ás 11h, de jogos de Futebol de Bolha, brincar na Cama Elástica, no Pula-Pula, com Moto Elétrica e participar de brincadeiras e jogos em grupo, orientados pelos recreadores. Além é claro de andar de mini “laranjinhas” no circuito infantil de bicicletas do parque, que funciona das 9h às 17h. E das 10h às 17h profissionais do Circo Picolino realizam oficinas de arte circense e animação no gramado do Parque. As ações serão realizadas por sete jovens da Companhia Mirim Picolino e sete instrutores circenses profissionais da Companhia Picolino. No Rio Vermelho haverá diversas atividades. A partir das 10h um belo encontro com a Feira de Flores e Artesanatos, no pergolados do Largo da Mariquita. E a tarde, das 14h às 17h, o projeto Cirandando Brasil com Nairzinha faz a festa dos pequenos que poderão ouvir histórias, cantar e dançar com as cantigas de roda e participar de dezenas de brincadeiras em grupos, além de participar de uma oficina de construção de brinquedos com material reciclável. Em paralelo a criançada também pode participar do Treinamento Funcional infantil realizado pela Villa Forma, no espaço Toca Raul.

Durante a programação infantil, o Rio Vermelho também será palco do projeto “Livres Livros”, que leva ao calçadão da orla do bairro, uma biblioteca itinerante. Além disso, o projeto realiza no espaço a ação “Vamos Liberta Poesia”, a partir das 15h, com recitais de poemas, oficinas e muito mais. No domingo, temos o tradicional “Rua de Lazer”, que garante a interdição de parte da Avenida Magalhães para o uso dos ciclistas, skatistas, patinadores e também de todos aqueles que gostam de praticar esportes ao ar livre. O espaço fica interditado das 7h ás 17h para o uso livre dos soteropolitanos e turistas. Na Barra, as crianças de 2 a 10 anos que querem aprender a pedalar vão contar com a Escolinha Bike do Itaú, que ensina regras básicas de como se comportar no trânsito, para a criançada.

Já no Parque da Cidade a programação se repete com as ações do sábado e mais uma super aula de fitdance, dada por professores da academia Alpha Fitness. Além disso, teremos das 15h às 16h atrações musicais nos quatro cantos do Parque, simulando um grande carnaval fora de época. Haverá a apresentação dos Bonecões Mamulengos, do grupo musical Oficina de Frevos e Dobrados, liderada pelo maestro Fred Dantas, e também a alegria da fanfarra do Paroano Sai Milhó. No mesmo horário, na Praça de Confúcio haverá a apresentação do grupo Wadô Tambores Orientais. Tanto no sábado como no domingo acontece no Parque da Cidade também o Salvador Food Park, que vai garantir a partir das 10h o melhor da comida soteropolitana nos Food Trucks que serão instalados na entrada do local. No Rio Vermelho volta a acontecer a Feira de Flores e Artesanatos e a animação da garotada estará garantida com as ações do projeto Cirandando Brasil com Nairzinha. Toda família poderá curtir mais uma edição do “Vamos Liberta Poesia”, do projeto “Livros Livres”, também das 15h às 16h.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA - confira aqui


- http://festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br/

O FESTIVAL
Criado em setembro de 2013, o Festival da Primavera, um dos momentos mais esperados dentro do calendário de eventos da cidade, será realizado este ano entre os dias 21 e 30 de setembro. Cheio de novidades, o Festival esse ano acontecerá pela primeira vez em diferentes pontos da cidade, com destaque para espaços públicos de grande importância para os soteropolitanos, a exemplo do Parque da Cidade, Rio Vermelho e Centro Histórico. Terá também atividades como a Feira da Cidade no canteiro central da Avenida Centenário, ações na Barra e na Avenida Professor Magalhães Neto. Um festival com muita música, esporte, gastronomia, lazer, teatro, dança, circo, literatura, artesanato, bikes, feiras e qualidade de vida para soteropolitanos e turistas.
Ao todo serão mais de 36h de música e mais de 100 atividades nesta 4° edição de um dos maiores eventos da cidade. Entre as ações que vão conquistar os soteropolitanos estão o show da grande voz da nova geração da MPB, a cantora e compositora Maria Gadú, e da Banda Blitz, comandada pela irreverência do cantor e ator Evandro Mesquita. Além de apresentações nos principais espaços culturais da cidade, eventos especiais no projeto Pelourinho Dia & Noite, da elaboração da 1° edição do festival gastronômico Primavera Gourmet, de uma super competição de skate, da realização do maior encontro ciclístico do ano entre diversas outras ações que prometem marcar a primavera de 2016.

Música e história são destaques dos Fortes São Diogo e Santa Maria
Atrações integram programação do Festival da Primavera, que acontece entre os dias 21 e 30 deste mês
A Banda e a Guarda Histórica da 6ª Região Militar do Exército prepararam uma recepção especial para acolher o público que vai visitar os espaços culturais Pierre Verger de Fotografia Baiana e Carybé das Artes nos fortes Santa Maria e São Diogo, respectivamente, no sábado (24). As atrações fazem parte da programação do Festival da Primavera, promovida pela Prefeitura por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur) entre os dias 21 e 30 deste mês.
Já na entrada do Forte de Santa Maria, das 11h às 19h, será possível interagir com membros da Guarda Histórica e admirar o seu fardamento, modelo que remonta a indumentária utilizada no século XVII. No Forte São Diogo, o ápice da tarde acontecerá às 17h, quando a Banda Militar da 6ª Região levar ao público um som instrumental com repertório composto por músicas da MPB. De acordo com a coordenadora geral dos espaços Pierre Verger da Fotografia e Carybé das Artes, Juciara Melo, este ritmo foi escolhido por ser o mais popular no país e por estar intimamente ligado à realidade das pessoas.
Os passeios nos fortes podem ser orientados por mediadores, profissionais que possuem formação em Museologia, Belas Artes e Turismo. Eles acompanham o público, contam a história dos locais e enriquecem a visita com informações e curiosidades. O acesso aos locais para ver a apresentação da banda e a recepção dos militares, é gratuito. Já a visitação aos espaços Pierre Verger e Carybé custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e permite a visitação a ambos os espaços.
Acervos – O Espaço Carybé das Artes é um centro tecnológico de referência da vida e obra do artista, onde estão dispostos ao longo do forte nove totens cenográficos que servem de suporte para a exposição virtual do acervo em telas táteis. Já no espaço Pierre Verger, além do trabalho do fotógrafo e antropólogo franco-baiano, o acervo ainda conta com a produção de mais 56 fotógrafos.
Além destes espaços, o visitante também pode conhecer a história dos 20 fortes de Salvador, principais elementos do sistema de defesa da capital na era colonial do país, através de um documentário produzido pelo Exército. Confira a programação completa do Festival da Primavera no site http://festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br/.

Mercado Modelo tem programação intensa na semana do Festival
Para a semana do festival da Primavera o Mercado Modelo tem uma série de ações, reativando o local como espaço cultural e artístico e ponto de encontro e convivência. As ações foram criadas para oferecer aos visitantes do Mercado uma agenda diversificada que proporcione um ambiente de vivências culturais balizadas nas identidades culturais de Salvador e da Bahia.
Na sexta-feira (23 e 30 de setembro 2016) acontece no local o “Pôr do Sol no Mercado”, um happy hour especial com música ao vivo no início da noite na área gastronômica. Também no dia 23, 24 e 30 acontece o “Segredos do Mercado”, é uma verdadeira visita guiada ao Mercado com participação de Baianas, caracterizadas com saias rodadas, panos da costa, torso na cabeça, bata e colares com cores de orixás, possibilitando aos turistas e visitantes dispor de informações sobre o Mercado, podendo registrar o momento da visita com fotografias, e dividindo espaço com as tradicionais apresentações dos grupos de capoeira local.
Na manhã de domingo (25), acontece o Domingão no Mercado, a ação traz apresentações musicais itinerantes no térreo e primeiro andar do espaço. Quem se apresenta é o grupo Bahia Experimental, que na verdade é o encontro de diversos percussionistas e músicos referenciais da percussão baiana representantes de diversas linguagens, como Gabi Guedes, Gilberto Santiago, Jorge Dubmam, Japa System, Mário Pam entre outros.

Rio Vermelho, Parque da Cidade e Centro Histórico tem programação musical garantida
As primeiras atrações musicais do Festival da Primavera 2016 se apresentam na quinta-feira (22), a partir das 18h, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico. A primeira atração da noite será o cantor Fernando Ferraz, que vai encantar o público presente com o melhor do sertanejo e toda sua irreverência e alegria no palco. Logo depois, a guitarra baiana de Fred Menendez levará o carnaval para dentro do Centro Histórico. Acompanhado pelo seu microtrio, o Rixô Elétrico, o artista vai mostrar toda sua habilidade.
A festa não para no Centro Histórico, porque na sexta-feira (23) se apresenta também no Terreiro de Jesus, a Orquestra Sinfônica Arte Viva. A Orquestra é pioneira em formatos diferenciados de espetáculos sinfônicos, já realizou concertos Sinfônicos de Rock, Forró, MPB, entre outros. Guiada pelo maestro Amilson Godoy, a orquestra fez uma belíssima apresentação em 2015 aqui em Salvador, também no Centro Histórico, com participação especial do cantor Ivan Lins. Para esse show é possível esperar um grande espetáculo.
No sábado (24) os shows começam cedo. Ás 11h, "O Liberato", um dos ganhadoras do Festival Música Universitária de Salvador (Musa) abre a tarde de festa no Anfiteatro Dorival Caymmi. Logo depois, sob ao palco o jovem cantor, instrumentista e compositor baiano, Guga Meyra, um dos principais nomes da nova geração da música produzida em Salvador. A Cantora Katê continua a tarde de shows no anfiteatro, a bela vai comandar a tarde com muita animação e um repertório de grandes sucessos. Para a apresentação, a artista vai levar músicas de seu mais recente disco, lançado no último verão, como “Bonde da Katê” e “Desce Devagarinho”.
Quem encerra os shows do sábado no Parque da Cidade é a banda “TH”, que traz como referência o axé music, com uma batida mais alegre e diferenciada. O grupo intitula-se “TH”, devido às iniciais do nome do vocalista, Thiago Silva. O jovem talento musical traz criatividade nos arranjos que incorpora a músicas diversas. A TH sempre insere em suas apresentações músicas de cantores renomados não somente no ramo do axé, mas também do sertanejo e do pagode.
À noite o Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, fica agitado a partir das 19h30, o local recebe o grupo Quabales, conhecido pelas apresentações marcantes. O show do grupo vem sempre composto de muita teoria musical, acompanhados por violão, percussão, break dance, performance percussiva, canto e percussão eletrônica. A noite do sábado, no Rio Vermelho, será encerrado ao som da Banda Blitz. A banda de rock carioca é comandada pelo irreverente Evandro Mesquita e chega a Salvador para relembrar todos os sucessos do grupo.
O Centro Histórico também recebe música no sábado (24), com a apresentação de Fred Menendez, que volta a agitar o Largo do Terreiro de Jesus, às 18h, acompanhado do minitrio Rixô Elétrico.
Para o domingo (25), o carnaval invade o Parque da Cidade, com a apresentação da Oficina de Frevos e Dobrados - Fred Dantas e Bonecões Mamulengos, das 10h ás 12h, na entrada do parque. Já das 13h às 15h a banda Paroano Sai Milhó invade a Praça Pau Brasil para fazer a festa do público.
O Festival abre um espaço importante para a música instrumental, também no domingo, com o show da Orquestra Soteropolifônica, às 11h, no Anfiteatro Dorival Caymmi. O projeto dos maestros Ubiratan Marques e Luciano Calazans vem encantando a todos que tem o privilégio de assistir as suas apresentações. Além de instrumentos sinfônicos típicos, ela também conta com instrumentos elétricos e percussão de terreiro, tudo em favor de um repertório que contempla erudito e popular: samba, rock e axé. Ás 12h30, o local recebe Siro Leal, principal ganhador do Festival Musa. Logo depois, o Cantor Carllos Lima e o pianista Josué da Paz se apresentam. A dupla que completou 15 anos de parceria também são músicos da Polícia Militar baiana. Eles prometem encantar os soteropolitanos interpretando músicas nacionais e internacionais. Quem encerra a tarde é o cantor, músico e compositor, Adriano Rezende. Rezende traz qualidade musical das suas apresentações, com músicas autorais, coreografias originais e também no uso da tecnologia, com utilização de equipamentos de ponta, batidas eletrônicas misturadas à percussão, dando ao show uma roupagem moderna, dançante e original. No Rio Vermelho, o último dia de shows do Festival da Primavera começa com a apresentação da banda “Samba do Pretinho”, que surgiu como diversão de um grupo de amigos músicos, que hoje têm com o propósito de fazer samba diferenciado trazendo a verdadeira mistura de ritmos. Em seguida, a super cantora Maria Gadú, um ícone da nova geração da MPB, admirada por todas as faixas etárias e dona de uma voz inconfundível, agita o público do Largo da Mariquita. Ela promete deixar essa edição do Festival da Primavera ainda mais emocionante.

Orquestra Sinfônica Arte Viva faz concerto em homenagem aos 100 anos do samba
Apresentação contará com o sambista carioca Jorge Aragão como convidado. Parte da programação do Festival da Primavera 2016, a Orquestra Sinfônica Arte Viva apresenta “100 Anos de Samba”, que homenageia o centenário de um dos mais representativos gêneros musicais brasileiros. Sob a regência do maestro Amilson Godoy, a orquestra recebe como convidado o sambista Jorge Aragão, às 19h do próximo dia 23, no Largo Terreiro de Jesus, Pelourinho.
Criada há 20 anos por Amilson Godoy, a proposta da Orquestra Arte Viva é levar música erudita para o público de um jeito bem diferente. “O que eu busquei foi trazer para a música popular essa riqueza sinfônica que acontece normalmente dentro da chamada música erudita”, explica. “Aquele rigor, aquela austeridade musical acontece no tratamento à música, mas não na convivência”, complementa, falando da descontração típica deste tipo de espetáculo.
Para fazer essa combinação do clássico com a MPB, a Orquestra Sinfônica Arte Viva já fez parcerias com grandes nomes como Gilberto Gil, Daniela Mercury, Milton Nascimento, Maria Rita, Arnaldo Antunes, Mariana Aydar, entre muitos outros. Dessa vez o convidado Jorge Aragão completa o repertório da Orquestra com seus sucessos.
“Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, “Asa Branca Assum Preto”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, um medley com canções da Legião Urbana, e “Chega de Saudade”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, são alguns dos títulos que fazem parte do repertório do concerto. A programação completa do Festival da Primavera pode ser vista no site festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br.
Orquestra Sinfônica Arte Viva convida Jorge Aragão - Regência do Maestro Amilson Godoy
- Dia 23 de setembro de 2016 - SEX - 19H
- Largo do Terreiro de Jesus, Pelourinho. Salvador/BA
- Acesso gratuito

Pelourinho encanta com poesia, concerto e muita cultura durante o Festival da Primavera
Na semana do Festival da Primavera, uma semana especial na programação cultural do Pelourinho Dia e Noite. Começando com a Poesia no Pelô, que traz o já tradicional encontro de dois grandes e significativos coletivos de poesia de Salvador: Pé de Poesia e Poesia em Trânsito num cortejo poético pelas ruas, bares e restaurantes do Pelourinho, nas sextas-feiras, 23 e 30, às 19h.
Sábado (24), às 19h, a Orquestra de Berimbaus toca no Projeto Música nas Esquinas, promovendo um cortejo musical, começando no Terreiro de Jesus e seguindo pelas ruas do Pelourinho.
Na manhã do domingo (25), o Museu da Misericórdia abre as portas para mais uma edição do Concerto nas Igrejas com o músico alagoano Márcio Diniz que apresenta o repertório do seu DVD, Raiz Brasileira.
Última sexta-feira do mês (30), dia da Roda de Samba do Santo Antônio com o Grupo Botequim e convidados, a partir das 20h, no Largo do Santo Antônio.

Festival da Primavera realiza 1° edição de festival Gastronômico
Dentro do Festival da Primavera teremos, este ano, a 1° edição do PRIMAVERA GOURMET. O evento consiste em promover uma agenda positiva em torno da gastronomia soteropolitana, trazendo originalidade e ao mesmo tempo convidando a todos a conhecer um pouco mais de nossa diversidade e qualidade gastronômica. Para isso, uma gama de restaurantes e bares de Salvador vão realizar uma ação especial para o Festival.
Os restaurantes e bares que fazem parte do evento terão que produzir um prato especial, um drinque ou um espetáculo, tendo como tema “Riquezas da Baia de Todos os Santos”.
Outra ação especial no festival gastronômica é a “Cozinha Show”, que acontecerá na Praça Caramuru, no Rio Vermelho. O evento consiste em três dias de apresentações públicas e gratuitas com os melhores chefs de Salvador. Os shows acontecerão nos dias 22, 23 e 24. Confira a programação e participe gratuitamente desse verdadeiro show de culinária.
- 22.08 - QUI - 16h - Tereza Paim - Restaurante Casa de Tereza – Prato:Vatapa de frutapão com mariscos
- 22.08 - QUI - 17h - Fabricio Lemos – Restaurante Origem – Prato: Peixe grelhado com camarão, chouriço, maturi, chuchu e lingua de vaca
- 22.08 - QUI - 18h - Celso Vieira - Resturante Pasta em Casa – Prato: Escondidinho a Italiana (gnocchi de batata e aipim recheado de carne de fumeiro)
- 22.08 - QUI - 19h - Luciano Chaves - Nestlé Professional – Ministra Curso Especial Nestlé
- 23.08 - SEX - 16h - Beto Pimentel – Restaurante Paraiso Tropical- Prato: Baia Traquina (moqueca de aratu, tarioba, preguari, e mapé com maxixe, mamão, verde, e laminas de coco verde)
- 23.08 - SEX - 16h - 17h - Artur Barbosa - RV Lounge - Prato: Salada de caranguejo com pepino e beiju
- 23.08 - SEX - 16h - 18h - Ricardo Silva - Bento - Prato: Barriga de porco com mel de uruçu
- 23.08 - SEX - 16h - 19h - Gabriel Lobo - Sagaz – Prato: Trilogia de tapas Espanobaiano (huevo a la flamenca, croqueta de bobo, pintxos de filé)
- 24.08 - SAB - 16h - 15h - Leka Hattori - Leka Food Truck - Especial para Crianças (Hamburguer com queijo coalho, Brigadeiro de banana da terra) e Leila Carreiro - Dona Mariquita – Especial para Crianças (Cuscuz doce)
- 24.08 - SAB - 16h - 16h - José Morchon - Shanti - La Taperia (Ceviche baiano)
- 24.08 - SAB - 16h - 17h - Camila Crichigno e Rafael Stavale - COZ2 – Prato: Moqueca Burguer
- 24.08 - SAB - 16h - 18h - Marcelo Lerner - Caminho de Casa – Prato: Vieiras na manteiga
- 24.08 - SAB - 16h - 19h - Leila Carreiro - Dona Mariquita – Prato: Arroz de Hauça
- 25.08 - DOM - 16h - o Cozinha Show acontece no Parque da Cidade, a partir das 10h, com os truckeiros do Bahia Food Park. O “Cozinha Parque” conta com o apoio da Nestlé Professional e curadoria de Leka Hattori.


Fonte : - outubro 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br