carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Samba e cinema em sessão no Cineclube Fruto do Mato em Lençóis
bastidores da folia
“Riachão é uma espécie de cronista musical que transita entre a tradição e a modernidade da capital baiana ...



Uma homenagem ao samba da Bahia sob o olhar de um dos seus maiores representantes: Clementino Rodrigues, mais conhecido como Riachão. Um personagem da cena boêmia soteropolitana e autor de canções consagradas como “Cada Macaco no Seu Galho” e “Vá Morar com o Diabo”. Assim podemos definir o documentário “Samba Riachão”, do diretor Jorge Alfredo, que será exibido na próxima sessão do Cineclube Fruto do Mato, dia 18 de abril 2017, em Lençóis, na Chapada Diamantina.

O filme, que é a estreia do diretor baiano Jorge Alfredo no cinema, traz depoimentos de importantes artistas da Bahia, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Dorival Caymmi e Carlinhos Brown. O documentário acompanha o cotidiano do sambista, suas relações com a cidade e a cena cultural de Salvador. “Riachão é uma espécie de cronista musical que transita entre a tradição e a modernidade da capital baiana. Ele viu a Salvador antiga e é testemunha de todas as transformações tecnológicas e musicais. É um filme necessário para compreender a musicalidade baiana e a versatilidade da cultura produzida na Bahia”, afirma o cineasta e curador do cineclube, Juca Badaró.

As sessões do Cineclube Fruto do Mato acontecem semanalmente até o dia 25 de julho de 2017. A programação será alternada entre o Teatro de Arena de Lençóis e as escolas públicas da zona urbana e rural.

O cineclube é uma realização da Cinepoètyka e Grãos de Luz e Griô, através do Edital Setorial de Audiovisual 2016, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura da Bahia. A iniciativa tem ainda o apoio da Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (DIMAS). Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.


Fonte : SECULT BA (17/04/2017 11:42) - abril 2017

volta | contato

www.carnaxe.com.br