carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Ruas do Pelô e Maragogipe celebram o carnaval com fanfarras, bandas de sopro e percussão
folia momesca
Carnaval de Salvador 2017 - Bahia



No Carnaval dos 50 anos do Tropicalismo o Centro Histórico recebe na abertura, no Largo do Pelourinho o cantor Gilberto Gil e o poeta José Carlos Capinam. Em meio à decoração os foliões vão poder curtir durante cinco dias, no sobe e desce pelas ruas do Pelô, diversos grupos musicais e de performance, que prometem não deixar ninguém parado. Um carnaval seguro, democrático, sem trios, cordas e para toda a família. Muita irreverência marca os desfiles das bandinhas de sopro e percussão, bandinha de percussão, bandinha de corda e percussão e bandão. Nomes como: Fanfarra do Ney, Varal de Cordel, Banda Meninos da Rocinha do Pelô, Maracatu Santo Antônio, Paroano Sai Milhó, Bandão Jurema, Escola de Samba Unidos de Itapuã, A Boiada Multicor, Folia Mamulengo, Cia das Danças e Folguedos.

Os desfiles acontecem de sexta-feira a terça-feira ( 24 à 28 de fevereiro 2017), das 15h30 às 19h, com o primeiro grupo de bandas e performances e das 20h às 23h, com o segundo grupo. São sete horas por dia de muita música pelas Ruas do Pelô.

 

OUTROS CARNAVAIS
O Carnaval de Maragogipe, que integra o projeto Outros Carnavais, da SecultBA, tem mais de 180 anos. Na cidade com cerca de 40 mil habitantes, localizada a 140 quilômetros da capital baiana, é preservada e renovada a cada ano a tradição dos mascarados, que se esbaldam nas ruas e praças da cidade. Com início no sábado (25) e final na terça-feira (28), a festa reúne aproximadamente 80 mil pessoas.
Concursos de marchinhas, de mascarados e de fantasias fazem com que a cada ano as alegorias fiquem cada vez mais bonitas e irreverentes. Para animar os foliões, grupos de mascarados, bandas de fanfarras e de samba de roda fazem a festa em Maragogipe. Nomes como: Orquestra Maragojipana de Frevos e Marchinhas, Fanfarra Carnavalesca de Maragogipe, Os Alquimistas, Ed Bala e Fanfarra Mágica, Thais Ramos e Orquestra, Iracema e Orquestra, Bloco das Almas, Amauri Quirino, Renir e Orquestra, Thais Ramos e Orquestra, Iracema e Orquestra, Bloco das Almas, Fanfarra Carnavalesca de Maragogipe, Orquestra Maragojipana de Frevos e Marchinhas, Concurso de Mascarados, Concurso de Fantasias, vão tocar os frevos e dobrados da folia momesca.
Mas o samba de roda também tem vez em Maragogipe, as bandas: Samba de Maragogó, Filhos de Dona Cadu, Filhos de Coqueiros, Samba de Roda Só Pra Agradar, Samba de Roda Amor de Vovó, também vão animar o folião.

CARNAVAL DA CULTURA
O Carnaval da Cultura é o carnaval da democracia e da diversidade e do folião pipoca, que leva para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia. São centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais. É diversão garantida para todos os gostos e estilos no espaço público da rua para alegria do folião. O Carnaval da Cultura – uma realização da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – está organizado a partir de quatro programas: Carnaval do Pelô, Carnaval Pipoca, Carnaval Ouro Negro e Outros Carnavais. A programação completa de nossa festa está disponível nos sites www.cultura.ba.gov.br e www.carnaval.bahia.com.br

ONDE : Circuito BATATINHA (Pelourinho) - Salvador BA


Fonte : SECULT (16/02/2017 14:55) - fevereiro 2017

volta | contato

www.carnaxe.com.br