Na noite desta segunda-feira(27) de carnaval o guitarrista, compositor e bandolinista, Ricardo Marques apresentou o
projeto CARNAVALIZAR, no Largo Pedro Arcanjo. O show dançante com sucessos carnavalescos da trajetória do trio elétrico teve a regência e a sonoridade vigorosa da guitarra baiana.
Em comemoração aos 50 anos do movimento tropicalista, o projeto lembrou que Dodô e Osmar, os criadores da sonoridade, foram os tropicalistas mais precoces. Trouxeram o avanço tecnológico das guitarras num palco ambulante, alegrando indiscriminadamente a população soteropolitana, com um repertório sem fronteiras culturais.
“A guitarra baiana é um patrimônio material e material da Bahia. É muito importante a reverência aos artistas que iniciaram esse movimento musical do nosso Estado. Músicas da Tropicália, de Dodô e Osmar, e Morais Moreira participaram do repertório desta noite”, contou Ricardo Marques.
Desde 1985, Ricardo Marques atua com a guitarra baiana nos blocos de trio, e desde o carnaval de 1997, nos palcos do Pelourinho, ao lado do cantor e compositor Carlos Pita, de quem é diretor musical. Em 2013, o artista criou o projeto “LIGAÇÃO 70” em homenagem aos 70 anos da guitarra baiana, inventada pelos ilustres baianos, Dodô e Osmar.
|