Numa espécie de "esquenta" para o Carnaval baiano, o projeto Domingo no TCA entra no clima da folia e traz para o público uma sessão de cinema muito especial: o documentário "Axé: Canto do Povo de um Lugar", com roteiro e direção do publicitário baiano Chico Kertész, será exibido no dia 19 de fevereiro, domingo, às 11h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves. O filme resgata a história do movimento artístico que explodiu na Bahia, a partir dos anos 1980, quando bandas, cantores e compositores locais começaram a produzir músicas exclusivamente para o Carnaval de Salvador. "Acredito muito naquela frase de Bethânia de que 'Música é Perfume', que consegue te levar para outros lugares, assim como o cheiro. É essa a expectativa que eu tenho que a gente consiga tocar na memória e nas sensações das pessoas", comenta o diretor. "Axé: Canto do Povo de um Lugar" (2016) acaba de ser lançado no circuito comercial, e sua estreia nacional foi no dia 19 de janeiro, em mais de 40 salas de cinema da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.
Os ingressos para assistir ao documentário custam R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia), e serão vendidos no mesmo dia, a partir das 9h, com acesso imediato do público. O Domingo no TCA é uma iniciativa do Teatro Castro Alves, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
F I L M E
Imagens de arquivo de antigos carnavais de Salvador; os anos 1950, com Dodô, Osmar e a invenção do trio elétrico desfilando na Avenida, criam o ambiente nostálgico e festivo para a narrativa principal do documentário "Axé: Canto do Povo de um Lugar", primeiro longa-metragem de Chico Kertész. Na telona, histórias, revelações, comentários e momentos de bom humor pontuam o roteiro de 107 minutos de duração, por meio de cenas do Carnaval e entrevistas com artistas, produtores, radialistas e empresários do universo da axé music.
|