carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



  Bastidores da Folia

      



Portal Carnaval

volta | contato

Fonte : SALTUR BA (17/01/2017)
SECULT BA (6/02/2017 09:00)
Fotos divulgacao: Alberto Coutinho/GOVBA


A Decoração do Carnaval de Salvador 2017 é Monumental
Carnaval de Salvador 2017 - Bahia


Abre alas que o Tropicalismo vai passar! A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia vai homenagear os “50 anos do Tropicalismo”, com o tema da decoração do Pelô. A poucos dias da festa a produção das peças está a todo vapor. “Fiz uma viagem no que havia de mais representativo naquele período pra resgatar o tema que se divide entre um movimento artístico-político, e as cores e alegria da percussora do movimento Carmem Miranda. A dificuldade? Fazer a relação dessas duas forças que caminharam juntas, mas com vertentes diferentes”, revela o artista plástico, Zaca Oliveira, responsável pela criação. O Carnaval de Salvador 2017 têm nos circuitos oficiais da festa uma “Decoração Monumental” planejada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) para deixar a maior festa de rua do planeta ainda mais encantadora. A novidade este ano fica por conta dos artistas plásticos Tatti Moreno, Bel Borba, Maria Adair, Eliana Kertész e Alberto Pitta que produziram peças inéditas e únicas para homenagear o Carnaval de Salvador 2017.

As cores fortes e o exagero estético, marcas do Tropicalismo, vão dar o tom à produção das peças. Bonecos com mais de quatro metros de altura serão a companhia dos foliões no Terreiro de Jesus e no Largo do Pelô. A novidade é a instalação de uma floresta gigante que servirá de cenário para uma figura enigmática e também para as famosas “selfies”, “Desde o dia 01 de janeiro que estou mergulhado no mundo Tropicalista com foco em Carmem Miranda de quem sou fã e que será a musa.

Então estamos trazendo banana, caju, limão, melancia, uma delícia”, brinca o produtor Fabrício Cumming que forma dupla com outro produtor, Nonato Matos que também está encantando, “O que nos enfeitiça é entender que não fizemos parte deste processo, mas quando se está envolvido num trabalho como este temos que ler, entender e vamos vendo tudo ganhar vida, é uma mágica. O Tropicalismo foi um marco na história e estamos revivendo isso”. A dupla trabalha junto com 25 artesãos.

“O monumento não tem porta, a entrada é uma rua antiga, estreita e torta”, a frase de um dos versos da canção Tropicália, de Caetano Velloso pode ser aplicada ao projeto de decoração. O Pelô vai estar de braços abertos para receber milhares de baianos e turistas que vão descer e subir ladeiras atrás de bandas, fanfarras, blocos durante os cinco dias de folia. “Não tem nada que seja mais emblemático e mais sinônimo de carnaval do que o movimento Tropicalista. A gente não sabe se um se alimentou do outro ou foi vice-versa, Carnaval e Tropicalismo são movimentos que tocam profundamente na corda sensível da cultura Brasileira”, declarou o secretário de Cultura, Jorge Portugal, em visita ao barracão onde a decoração está sendo produzida.

A ideia de Zaca Oliveira, que também é cenógrafo e diretor de arte com exposições individuais e vários trabalhos de cenografia para TV e cinema no currículo, é transformar o Centro Histórico num grande palco que remeta a nossa imaginação aos anos de 1968 e 1969 quando Caetano Velloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé romperam barreiras não só musicais, mas também inovaram nas vestes, no gestual, na moral e bons costumes, desaguando no comportamental. Mergulhada neste universo, a equipe buscou referências para traduzir o movimento, “Acredito que todos ficarão encantados, que sentirão vontade de conhecer mais sobre Tropicalismo. Será positivo em todos os aspectos, além de ficar tudo lindo”, conclui. O Carnaval de Salvador 2017 têm nos circuitos oficiais da festa uma “Decoração Monumental” planejada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) para deixar a maior festa de rua do planeta ainda mais encantadora. A novidade este ano fica por conta dos artistas plásticos Tatti Moreno, Bel Borba, Maria Adair, Eliana Kertész e Alberto Pitta que produziram peças inéditas e únicas para homenagear o Carnaval de Salvador 2017.

Os engenhos têm aproximadamente 15 metros de altura ficarão dispostos em cinco pontos da cidade: Praça Castro Alves, Campo Grande, Barra, Ondina e Rio Vermelho.

De acordo com o Presidente da Saltur, Isaac Edington, as peças chamam a atenção dos soteropolitanos e turistas pela grandiosidade, beleza e por ter total interação com a festa. A “Decoração Monumental” faz parte da cenografia da cidade para receber o carnaval. “Quem percorrer as principais avenidas e praças da cidade poderá perceber os diversos engenhos que mostrarão peças únicas e feita especialmente para Salvador”, declara Edington.
 


BASTIDORES DA FOLIA
- Decoração especial colore ruas do Pelourinho para o Carnaval

www.carnaxe.com.br