carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Sarau de Itapuã abre temporada 2017 com ritmos brasileiros e caribenhos
bastidores da folia
O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA)



Casa da Música abre a temporada 2017 do Sarau de Itapuã, nesta segunda-feira, dia 09 de janeiro 2017, a partir das 18h. Na programação está prevista a apresentação de todo ritmo caribenho da banda Plena, a exibição do documentário Ternos de Reis e a ação do projeto Rede Sonora. O evento é tradicional na Casa da Música e a cada edição são convidados artistas locais e/ou internacionais de diversas linguagens. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Na abertura será exibido o documentário Ternos de Reis. Dirigido por Bruno Reis, a narrativa é construída a partir das tradições e folia de Reis em diversos bairros de Salvador, como a Lapinha. A manifestação folclórica é praticada dentro do catolicismo com o objetivo de remontar a viagem dos Três Reis Magos em busca do Menino Jesus Cristo para homenageá-lo e dar-lhe presentes.

Na sequência, a Banda Plena se apresenta com um repertório totalmente influenciado pela mistura da música afro-baiana e de ritmos caribenhos, que traz canções brasileiras com toques marcantes de um groove que promete deixar ninguém parado. Para finalizar, o projeto Rede Sonora recria toda a diversidade da música popular brasileira, com um repertório variado de diversos artistas. O projeto tem como objetivo fortalecer a criação da rede de artistas e mostra o quanto a música brasileira, de refinada qualidade técnica e sensível fluência lírica, continua viva.

O Sarau de Itapuã é realizado pela Casa da Música (SecultBA), em parceria com a IMA (Independência Musical Associada). O evento acontece há 09 anos, quinzenalmente, às segundas-feiras. O formato de Sarau permite a participação interativa do público em uma série de atividades.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

ONDE : Casa da Música - Lagoa do Abaeté - Salvador BA


Fonte : SECULT BA (09/01/2017 10:17) - janeiro 2017

volta | contato

www.carnaxe.com.br