carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Laboratório Musical Rumpilezzinho convida Toni Duarte
bastidores da folia
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA)



O baixista Toni Duarte é o convidado do Laboratório Musical Rumpilezzinho para a aula aberta ao público, no dia 12 de junho, das 16 às 19h, na Casa Rumpilezz (Rua Frei Vicente, nº14 Pelourinho). Nesta aula especial, será possível conhecer a trajetória profissional de Toni Duarte, que se confunde com diversos momentos da música baiana recente e como o instrumento baixo é empregado nas várias levadas e gêneros das nossas sonoridades como o ijexá, samba duro, aguerê, alujá entre outros. Na oportunidade, músicos, estudantes ou pessoas interessadas poderão vivenciar a metodologia do Universo Percussivo Baiano, sistematizada pelo Maestro Letieres Leite.

O Laboratório Musical Rumpilezzinho promove a formação de um total de 75 jovens com idades entre 15 e 25 anos, tanto apresentando uma metodologia diferenciada de ensino de música, pensada a partir da matriz afro-baiana e suas ramificações, bem como a profissionalização e a multiplicação do conhecimento. A iniciativa integra o conjunto de ações que compõem o ano III do Laboratório Musical Rumpilezzinho, uma realização do Instituto Rumpilezz, contando com o patrocínio da VIVO e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fazcultura, da Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

FAZCULTURA - Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

Toni Duarte - É considerado um dos grandes baixistas da cidade de Salvador. Com apenas 11 anos de idade já dava seus primeiros acordes, e com 16 anos já tocava profissionalmente. Integrou a banda de Carlinhos Brown em turnês internacionais, tocou também com Daniela Mercury, Elza Soares, Valter Queiroz, Grupo Garagem, Banda de Vidro, Bebel Gilberto, Vânia Abreu, Luiz Caldas e muitos outros, além de já ter gravado com diversos músicos da nova geração como Baiana System, por exemplo. Parceiro de composição de músicos como Vevé Calazans e Gerônimo Santana (de quem já produziu discos e com quem toca até hoje), Alfredo Moura, Helson Hart e Kaito Marques, Toni também é um grande estudioso de ritmos ligados à capoeira, ao candomblé, aos sons vindos do mar e do caribe, é a vivência soteropolitana. Serviço Aula Aberta do Laboratório Musical Rumpilezzinho Letieres Leite convida Toni Duarte Dia 12 de junho, das 16h às 19h Na Casa Rumpilezz (Rua Frei Vicente, nº 14 Pelourinho - Prédio Anexo do Theatro XVIII) Aberto ao público.


Fonte : SECULT BA (07/06/2017 12:00) - junho 2017

volta | contato

www.carnaxe.com.br