carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Projeto Festival Samba de Beco em Beco estreia no Pelourinho
bastidores da folia



O Pelourinho vai receber o "Festival Samba de Beco em Beco", que ocupará o Largo Tereza Batista, todas as quartas-feiras dos meses de maio, sempre às 19h, com estréia nesta quarta-feira (10). O projeto é uma idealização de Gal do Beco, em parceria com a No Tempo Produções e Eventos e Associação Tambores e Cores, que promoverá encontros de artistas do samba de roda, samba de raiz e suas variações.

Em 1979, Gal do Beco trocou o solo carioca pela vida em Itapuã, em Salvador. Aqui, de barraca na praia a um bar na Vasco da Gama, seu empreendedorismo sempre esteve associado à cultura local. O bar ganhou a dimensão de um beco: o Beco de Gal, como ficou conhecido o espaço liderado por Maria das Graças Silva que, no auge de seus mais de 60 anos é consagrada na Bahia e no Brasil como referência do samba.

O "Festival Samba de Beco em Beco" conta com o patrocínio do Fundo de Cultura, através das Secretarias de Cultura e da Fazenda do Governo do Estado da Bahia, com apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias - CCPI. O projeto tem como objetivo viver o samba trazendo a mulher como importante símbolo étnico e cultural deste gênero, além de contribuir para o registro, ampliação, distribuição e divulgação do samba e artistas envolvidos a cada semana.

Os convidados já confirmados para a abertura do evento são: Samba da Vela, Walmir Lima, Jonilson Pantera, Samba de Roda Viola do Quilombo (Simões Filho) que, juntos, ecoarão o samba de roda da Bahia, considerado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) - Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

SERVIÇO : FESTIVAL SAMBA DE BECO EM BECO
ATRAÇÕES : GAL DO BECO, Samba da Vela, Walmir Lima, Jonilson Pantera, Samba de Roda Viola do Quilombo (Simões Filho)
QUANDO : 10, 17,24 e 31 de maio 2017 - QUA - 19h
ONDE : Largo Teresa Batista, Pelourinho - Salvador BA


Fonte : SECULT BA (09/05/2017 16:00) - maio 2017

volta | contato

www.carnaxe.com.br