carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Viola de Arame realiza pocket show e roda de conversa no Pelourinho
bastidores da folia



O grupo Viola de Arame realiza o pocket show “Arame Farpado” nesta terça-feira, dia 09 de maio 2017, às 15 horas, no Núcleo de Música Popular, do Centro de Formação em Artes da Funceb (Pelourinho). A atividade contará ainda com uma roda de conversa sobre “Ações de empreendedorismo voltadas para a difusão da música instrumental da Bahia”. O objetivo do evento é compartilhar com o público os resultados alcançados com o projeto “Brasis, Música Diversa Brasileña”, apresentado recentemente em Buenos Aires (Argentina), projeto contemplado no Edital de Mobilidade Artístico e Cultural, do Fundo de Cultura da Bahia (Secretarias da Cultura e da Fazenda). O Viola de Arame apresentou em março viajou em março para a Argentina, onde alcançou bastante repercussão, apresentando o novo álbum do grupo, fruto de 15 anos de pesquisas. Os músicos Júlio Caldas, Cassio Nobre e Ricardo Hardmann apresentaram em Buenos Aires a sonoridade da viola brasileira, instrumento ancestral que reúne uma “aura misteriosa” com uma música tradicional no formato instrumental, com composições próprias.

Desde 2009, o Viola de Arame vem apresentando shows em diversos espaços e eventos em Salvador e interior da Bahia, bem como em Festivais de Jazz e música instrumental pelo Nordeste (XVI Festival de Música Instrumental da Bahia 2009, II Festival de Jazz do Capão 2011, XI Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga 2010, Mercado Cultural/2011, VIII Festival BNB da Música Instrumental/2013 e II Festival de Inverno de Igatu/2014). O grupo também é idealizador do projeto "Viola no Coreto", um circuito de shows e oficinas musicais do “Viola de Arame” pelos antigos coretos do interior da Bahia. O novo show “Arame Farpado” apresenta obras inéditas do segundo álbum - "Arame Farpado" - com lançamento em plataformas digitais previsto para 2017, além de músicas do primeiro álbum do grupo, lançado em 2011.

Segundo o superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, Alexandre Simões, o edital de Mobilidade Artística e Cultural permite a circulação de projetos e também o intercâmbio de artistas baianos. “A circulação divulga a cultura produzida na Bahia e abre o horizonte dos artistas para novas experiências, que serão compartilhadas com os atores locais. A marca dessa linha de fomento é a diversidade e o objetivo vem sendo alcançado ‘escoando’ o que se produz de bom na Bahia”. O edital permite que os proponentes definam seu período de atividades, seja de difusão cultural, residência, formação ou intercâmbio e o Estado apóia as ações. Os agentes vão representar a cultura baiana fora do Estado e absorvem o melhor da experiência em outras praças nacionais e internacionais, nas diversas linguagens culturais. Esse ano já foram realizadas duas chamadas, sendo que em breve serão divulgados os projetos selecionados no último edital. Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) - Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.


Fonte : SECULT BA (09/05/2017 11:40) - maio 2017

volta | contato

www.carnaxe.com.br