carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Blocos de reggae homenageiam Peter Tosh
folia momesca
Carnaval de Salvador 2018 - Bahia



Além da difusão do ritmo jamaicano na folia, os blocos Aspiral do Reggae e Chamego Afro Reggae trazem em comum no carnaval deste ano a referência ao cantor Peter Tosh como tema. Os blocos prestam um tributo ao jamaicano que, na década de 60, esteve ao lado de outros ícones da música reggae como Bob Marley e Bunny Wailler, juntos formaram a banda The Wailers, de grande importância para a modernização do gênero musical. Em 1970, Peter Tosh deu início à carreira solo, e somente em 1976 lançou seu primeiro disco intitulado “Legalize It” que deu nome ao disco e a uma das faixas, se tornando um hino do movimento militante da época, no ano seguinte, Tosh afirmou seu papel militante lançando outro disco solo de muito sucesso o “Equal Rights”. “Um dos motivos que para escolher Peter Tosh como tema, foi com objetivo de reverenciar a sua coragem em participar dos movimentos sociais, tendo como exemplo a sua ida para a religião Rastafari, a contribuição de Peter tosh no cenário musical na Jamaica conseguiu transpor barreiras e fronteiras, a prova disso foi a vinda de Tosh ao Brasil para participar de um grande festival, essa é a importância, contou Antonio Carlos, diretor do Chamego Afro Reggae.

Neste carnaval, o Bloco Chamego Afro Reggae desfila na sexta feira, às 20h com saída do circuito Batatinha sentido contrafluxo, já o Bloco Aspiral do Reggae desfila na segunda feira (12 de fevereiro 2018) saindo da Rua Chile, às 20h. Outros blocos como Reggae O Bloco, desfila na quinta saindo da Rua Chile com o tema: “Jah Rastarafi’’ e o Banana Reggae desfila no DOMINGO (11 de fevereiro 2018) com o tema: ‘’a música negra da Jamaica para o mundo’’ no circuito Osmar, Campo Grande. Os blocos estão entre as 91 entidades de matrizes africanas e tradicionais contempladas pelo credenciamento Ouro Negro, projeto do Governo do Estado da Bahia, executado por meio da Secretaria de Cultura.

Para definição do tema, o Aspiral do Reggae segue uma tradição do bloco que a cada ano escolhe um ícone da música reggae para homenagear, como em 2016 a cantora Rita Marley e em 2017 o cantor Dennis Brown. “Se tornou uma tradição nossa ao longo dos últimos dez anos homenagear estes ícones da música reggae, entre homens e mulheres. Este ano escolhemos Peter Tosh, que tem grande importância para nós, suas músicas falam muito sobre a nossa luta na música reggae’’ disse Jussara Santana, produtora do bloco.

 


Sobre o projeto – Um dos projetos do Carnaval da Cultura, o Ouro Negro credenciou neste ano 91 entidades dentre blocos afro e de índio, afoxés e blocos de samba e reggae de Salvador, com objetivo de apoiar seus desfiles nos circuitos da folia. Atualmente gerido pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura, em 2018 o projeto comemora dez anos. Ao longo deste período vem apoiando e reconhecendo o legado e a importância da cultura negra para o carnaval, como forma de manter a plasticidade, beleza e identidade desses blocos na avenida, assim como a maior participação da juventude, transmitindo o legado para as novas gerações.


Fonte e Foto : SECULT BA (07/02/2018 16:40) - fevereiro 2018

volta | contato

www.carnaxe.com.br