carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Mostra de Samba Mirim realiza oficinas de canto, violão e pandeiro
bastidores da folia
“Essas oficinas buscam fortalecer ainda mais o samba de roda da Bahia e motivar os sambadores mirins, que tradicionalmente mantém viva a cultura regional e baiana.”



Entre os 35 projetos premiados pelo edital Calendário das Artes 2017, realizado pela Fundação Cultural do Estado Bahia (Funceb/SecultBA), a Primeira Mostra de Samba de Roda Mirim de Terra Nova busca reunir grupos de samba de roda mirim locais e de cidades vizinhas à região metropolitana de Salvador. O projeto ainda oferece oficinas de canto, violão e pandeiro para jovens e crianças. O sambador Alexnaldo dos Santos é proponente do projeto, coordenador e produtor cultural no grupo Samba de Roda Filhos da Terra. Alexnaldo conta que as oficinas acontecem desde novembro e que alcançam mais de 15 jovens da região. “Essas oficinas buscam fortalecer ainda mais o samba de roda da Bahia e motivar os sambadores mirins, que tradicionalmente mantém viva a cultura regional e baiana. O projeto atua como forma de transmissão do saber não só para essas crianças, mas para toda a comunidade”, explicou o coordenador do projeto.

A Mostra objetiva unir os grupos de samba de roda mirim local e das cidades circunvizinhas, reune os mestres de grupos de samba de roda regional que contam histórias sobre a vida de sambadores, suas vivências no aprender a tocar, sambar e cantar, além de mostrar composições e releituras que se destacaram no recôncavo baiano e região metropolitana. Sobre o edital do Calendário das Artes, Alexnaldo destaca que a ferramenta é uma forma de valorizar e apoiar os pequenos produtores culturais. “E o mais interessante disso tudo, é a forma de divisão a qual não concentra apenas na capital, mas abrange todo estado, dando oportunidade a todos, grandes, médios e pequenos projetos culturais, de uma forma geral”, concluiu.


Fonte : SECULT BA (28/12/2017 16:50) - janeiro 2018

volta | contato

www.carnaxe.com.br