carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Natura Musical e Governo da Bahia apresentam o novo álbum de Talita Avelino: "Azul Bahia"
bastidores da folia
Com doze anos, o Natura Musical tem hoje um papel inédito na valorização da produção contemporânea e da identidade musical



Após ter lançado seu segundo álbum virtualmente, Talita Avelino chega a Salvador para apresentar "Azul Bahia". No próximo dia 21, domingo, a cantora faz show no Pátio da Igreja de Santo Antônio Além do Carmo, às 17h. Na ocasião, além das composições da cantora, o público presente irá conferir o som emblemático da banda Afrocidade, vinda de Camaçari. Um agradável caldeirão de sensações e sons. Assim é o som da cantora Talita Avelino. Nascida em São Paulo, radicada em Salvador e apaixonada pela Bahia, Talita chegou para seduzir ouvidos bem sintonizados e corações dispostos a arriscar o ritmo de suas batidas em nome da boa música.

Em seu segundo álbum totalmente autoral, intitulado “Azul Bahia” (Natura Musical), a mistura entre ritmos afro-baianos, elementos da MPB e batidas universais norteiam a construção de um repertório que transita entre uma atmosfera romântica e uma sonoridade essencialmente dançante, servindo de convite irresistível ao trabalho dessa artista. Com fortes influências da música popular brasileira e da música africana, “Azul Bahia” conta com 11 faixas e participações arrebatadoras, como As Ganhadeiras de Itapuã (grupo baiano vencedor do Prêmio da Música Brasileira em 2015 na categoria “Melhor Álbum Regional”) e Larissa Luz (cantora baiana indicada ao Prêmio da Música Brasileira em 2017 na categoria “Melhor Cantora”). Nesse seu segundo disco, Talita busca a construção de um trabalho mais urbano e traz timbres mais contemporâneos através de uma formação constituída por baixo, bateria, guitarra, trompete, trombone e percussão. A presença de um time de músicos bem requisitados revela a concepção de um álbum bem cuidado e que demorou dois anos para ser construído, entre as primeiras ideias e a sua finalização. No conjunto de “Azul Bahia”, observamos nas letras um painel formado por recortes de tempo na vida de uma pessoa encantada diante da presença do mar e em busca de emoções vitais, histórias de amor, conexão com a sua ancestralidade e respeito pela mulher. Ijexá, samba reggae, afrobeat, maculelê e toda malemolência das sonoridades baianas são sutilmente inseridos nos arranjos das músicas. A produção musical é assinada pelo músico e produtor Leco Brasileiro.

Sobre Talita Avelino – Talita Avelino é cantora e compositora. Com os pés fincados em Salvador desde 2015, a artista dá um roupagem urbana e poética aos diversos elementos de sua formação cultural ao longo de suas viagens entre São Paulo e Bahia. Em seu primeiro EP intitulado “Pequena Flor”, a cantora elaborou uma vasta pesquisa sobre as sonoridades da cultura popular brasileira. O trabalho autoral mostra uma artista romântica, pop e, sobretudo, brasileira. No ano de 2013, Talita ganha destaque como finalista no FENAC, principal festival nacional para compositores. Numa parceria com a cantora Marcela Bellas e com as musicistas Diana Ramos e Larissa Lacerda, a artista constitui em 2015 o grupo “Las Marditas”, onde toca acordeom e violão. Atualmente, a cantora segue finalizando o seu segundo trabalho autoral intitulado “Azul Bahia” e realizando shows.
O projeto foi selecionado para receber o patrocínio do edital Natura Musical, com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fazcultura. “O Natura Musical foi criado para valorizar a diversidade e identidade da música brasileira”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “Desde 2012, o edital Bahia já contemplou 26 projetos no Estado de artistas como Russo Passapusso, Larissa Luz, Giovani Cidreira, Lucas Santtana e, agora, Talita Avelino”, complementa.

Sobre o Natura Musical – Com doze anos, o Natura Musical tem hoje um papel inédito na valorização da produção contemporânea e da identidade musical brasileira: já apoiou mais de 1350 produtos culturais (mais de 1200 shows, 132 CDs, 26 DVDs, 21 livros e 5 filmes), chegando diretamente a 1,3 milhão de pessoas e 1,3 milhão de seguidores no ambiente digital. Na frente de fomento, os projetos são selecionados prioritariamente por meio de editais públicos, em nível nacional, com uso das Leis Rouanet e Audiovisual, e em nível regional, com uso de ICMS, conforme a disponibilidade de recursos. A marca lança em média 20 discos por ano, com destaques em listas de melhores do ano e premiações nacionais e internacionais, além de patrocinar shows, livros, filmes e acervos digitais. Ao inaugurar a Casa Natura Musical, em São Paulo, amplia sua participação no entretenimento, com uma vitrine permanente para a rica e pulsante produção musical brasileira.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

- Ficha Técnica do show
- Produção Musical: Leco Brasileiro
- Arranjos de Metais: Matias Traut
- Direção artística: Manuela Rodrigues
- Figurino: Denny Neves
- Iluminação: Pâmola Cidrack
- Produção Local: Erva Produções
- Projeções: Ani Haze

SERVIÇO : 21 de janeiro 2018 - DOM - 17h
ONDE : Pátio da Igreja de Santo Antônio Além do Carmo - Largo de Santo Antônio Além do Carmo, s/n - Salvador BA
QUANTO : R$ 15 (primeiro lote)/ R$ 20 - vendas no local


Fonte : SECULT BA (17/01/2018 10:30) - janeiro 2018

volta | contato

www.carnaxe.com.br