Altas Horas: Especial 40 Anos de Axé


O Programa Altas Horas apresentou no sábado, dia 28 de dezembro 2024, o Especial 40 Anos de Axé, que celebra quatro décadas do ritmo axé music. Serginho Groisman apresentou o programa com direção geral dele mesmo e do Adriano Ricco.

O último programa de 2024 reuniu grandes nomes do gênero em uma noite recheada de música e memórias. Para tornar o momento ainda mais inesquecível, a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, a primeira do mundo formada em uma favela, acompanha as apresentações, trazendo uma releitura única dos clássicos que marcaram gerações.

Daniela Mercury cantou "O Canto da Cidade" e relembrou o início de sua carreira em 1983, destacando a falta de representatividade feminina na época.




foto reprodução Globo Programa Altas Horas



Denny Denan, representando a Banda Timbalada ao lado de Buja Ferreira, cantou o clássico "Beija-Flor" e destacou a importância social e cultural do projeto – o próprio Timbalada - idealizado por Carlinhos Brown, e seu início no Candeal, bairro de Salvador.

Sarajane, por sua vez, uma das pioneiras do axé, relembra sua trajetória com a animada canção "A Roda". Teve a presença da Gilmelândia - conhecida através da Banda Beijo como Gil.

Armandinho, filho de Osmar Macêdo - criador do trio elétrico, emocionou ao cantar "Chame Gente" e explicar sobre o início dos trios elétricos: “O nome trio elétrico era o nome do conjunto de meu Pai, Osmar, com Dodô, e que tinha três instrumentos elétricos. Eles começaram a crescer, tocando numa caminhonete, depois num caminhão, e escreviam o nome do conjunto no caminhão, ‘trio elétrico’. E aí no quinto, sexto ano, começaram a surgir outros”.

Ricardo Chaves falou sobre sua trajetória, em que passou pela Banda Eva e Asa de Águia, e cantou “É O Bicho”. A Banda Companhia do Pagode também participou, agitando o palco com “Sanduiche”.

O programa ainda trouxe a energia contagiante da Banda É o Tchan, com a dançarina Sheila Melo (ex loira do Tchan) e com os cantores Beto Jamaica e Compadre Washington, que levantam o público com um medley de "Bambolê" e "Dança do Põe, Põe".

Márcio Victor, da Banda Psirico, relembrou suas origens no Bloco Badauê e traz o hit "Lepo Lepo". E que aos 13 anos começou na percurssão da Banda Timbalada.

Reinaldinho do Nascimento, que agita a platéia com "Liberar Geral" e falou sua história de quando era vocalista da Banda Terra Samba; e Olodum, com “Faraó, Divindade do Egito”. Bira Jackson celebra o grupo: “Eu sou muito grato ao Olodum, ao que aconteceu na minha vida, e à vinda do Michael Jackson ao Brasil, que foi um momento único e mágico”.


Fonte: Rede Globo de Televisão, G1 (27/12/2024) - janeiro 2025
Foto Globo - Reprodução Rede Globo de Televisão

www.carnaxe.com.br