25 anos: CAIXA Cultural Salvador promove debates sobre artes e shows da Banda Mel e Afrocidade
30
A CAIXA Cultural Salvador apresenta, como parte das comemorações de seus 25 anos de história,
shows musicais e um painel de debates para celebrar junto ao público e refletir sobre o cenário atual da cultura baiana.
Banda Mel e Afrocidade apresentarão antigos e novos sucessos, em três shows que prometem marcar a história da CAIXA Cultural.
A Banda Mel faz apresentação na quinta-feira, dia 31 de outubro 2024, e traz ao palco o início do axé baiano, com eternos hinos de carnaval. No sábado e domingo (dias 02 e 03), será a vez da nova música baiana com a big band Afrocidade, apresentando seu swing com influências do arrocha, pagode, funk, rap, música afro e o afrobeat.
Nos dias 02 e 03 de novembro 2024, acontece também o painel Origens e Conexões, que contará com quatro mesas de debates com nomes renomados no meio cultural, além de apresentações artísticas. Os encontros abordarão a importância dos espaços culturais, a nova música baiana, o fazer literário e as artes visuais. Os debates serão conduzidos por pesquisadores, ativistas, professores, cantores e diretores artísticos.
Banda Mel é uma das precursoras do axé music no Brasil. Foi formada em 1984 como um bloco carnavalesco, o Bloco Mel, e em 1987 tornou-se um grupo musical. Com 3 milhões de cópias vendidas, a banda marcou sucessos como “Protesto do Olodum (E lá vou eu)”, “Prefixo de Verão”, “Ladeira do Pelô”, “Bateu Saudade”, “Na Bahia Tudo é Festa”, entre outros.
O Afrocidade, de Camaçari (BA), é fruto de um encontro de percussionistas, que trouxe novidade para a cena musical baiana, com o resgate de ritmos bastante conhecidos no estado. O estilo marca o encontro dos blocos afro, das músicas das religiões de matriz africana e do pagode baiano. Formada em 2011, tem influências também do arrocha, rap, reggae, ragga afrobeat, dub jamaicano e samba-reggae, o que resulta em um som politizado e popular.
ONDE : CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes 57, Centro, Camaçari BA
Fonte : Aldeia Nagô - Novembro 2024