Aplicativo Nina no Carnaval de Salvador 2025


Com estréia em dezembro 2024 durante o Festival Virada Salvador 2025, o aplicativo Nina desenvolve tecnologia integrada para mapear e combater a violência de gênero na mobilidade urbana e em áreas de grande circulação de pessoas e, possivelmente, será utilizado no Carnaval 2025 da cidade de Salvador, na Bahia.

A ferramenta foi lançada nesta edição com intuito de receber denúncias de importunação sexual e de demais casos de violência que fossem registrados dentro da Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio, nos arredores e nas linhas de ônibus especiais que prestaram atendimento ao evento. Nenhum caso precisou ser registrado pela ferramenta.

O novo canal foi lançado através da parceria entre a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) com a Empresa Salvador Turismo (Saltur) e a startup Super Nina, que desenvolveu a tecnologia. Para a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, o não uso do aplicativo é sinônimo de sucesso nas ações de combate à violência no Festival.

FUNCIONAMENTO

O Nina segue disponível para smartphones e funciona por meio de um QR Code que dá acesso direto a um WhatsApp para a denúncia.
O WhatsApp dialoga diretamente com a pessoa assistida, por meio da Inteligência Artificial. As mulheres podem se cadastrar, enviando uma mensagem pela plataforma para o número de atendimento nacional (85) 93300-7001.


Fonte : Secom PMS - Fevereiro 2025

www.carnaxe.com.br