Criação da CASA DO SAMBA em Salvador



Durante a cerimônia de reabertura da CASA DA MÚSICA, foi assinada a ordem de serviço para a construção da Casa do Samba Ganhadeiras de Itapuã, que receberá investimento de R$ 2,5 milhões. O novo espaço, localizado no Parque do Abaeté, ficará sob gestão da Associação das Ganhadeiras de Itapuã e contará com 441,80 m² de área construída. O projeto inclui palco, salão para plateia, camarim, estúdio de gravação, salas de oficinas, bilheteria e loja.

A criação da Casa do Samba integra a rede de preservação do samba de roda, reconhecido pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade, fortalecendo a salvaguarda dessa tradição cultural. Presidente do grupo Ganhadeiras de Itapuã, Maria Paranhos, conhecida como Mariinha do Céu, celebrou a iniciativa. “É uma alegria muito grande. Eu só espero que as pessoas tenham cuidado, que respeitem. A obra representa mais alegria”, afirmou.

A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário de Cultura, Bruno Monteiro, do secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, além de gestores, artistas e representantes da comunidade.

Fonte : SECULT BA (03/09/2025) - setembro 2025

www.carnaxe.com.br