carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


  Bastidores da Folia

      


QUANDO ?

  29 à 31 julho + 01 de agosto 1999

ONDE ?

  Avenida Beira Mar - Fortaleza CE

Portal Carnaval

volta | contato

Fortal 1999
8ª edição - slogan "Fortal, Alegria Total!"


O Diário do Nordeste de Quinta-feira 29 de julho de 1999, anuncia : "Tudo pronto para começar a maior micareta do Brasil Com o início do Fortal, logo mais à noite, a ansiedade dos milhares de foliões está com tempo esgotado. Antônio Carlos Vieira A festa do Fortal será aberta às 19h com a chegada do bloco Quero Mais, seguido pelo Coco Bambu e Nana Banana
Com o início da maior micareta do país, o Fortal, logo mais à noite, a ansiedade dos milhares de foliões está com tempo esgotado. A explosão de cores de mais de 200 camarotes dispostos na Avenida Beira Mar, já anunciam que os quatro dias de folia serão curtos para tanta animação. O som contagiante das bandas e o entusiasmo dos líderes de blocos darão o tom da alegria de reencontrar os amigos, antigos parceiros da folia e assim, numa promessa incontida, a festa promete ficar por muito tempo na memória dos participantes. E de fato, se depender da cobertura jornalística que o Sistema Verdes Mares de Comunicação reservou para o evento, o Fortal será mesmo inesquecível (ver matéria ao lado).Este ano, o Fortal levará sete blocos para a Avenida, além do bloco infantil Kanguru Kids, a novidade do Fortal 99. Conforme Angelina Ellery, diretora da Click Promoções, agência realizadora do evento, um contingente de mais de 21 mil pessoas vai estar na Avenida. Hoje à noite, a festa se desenrolará por todo o percurso, que tem início no Hotel Caesar Park e se estende até a Avenida Barão de Studart, em frente ao Hotel Esplanada.

O trajeto será iluminado pelo brilho e desembaraço dos foliões do Bloco Quero Mais, abrindo a festa, às 19 horas, seguido do Coco Bambu, às 20 horas, e do Nana Banana, com saída prevista às 21 horas. A exemplo de outros anos, o Fortal coloca à disposição dos foliões, para uma maior segurança, diversos serviços acessíveis a todos os presentes. Na área da saúde, dois mini-hospitais e 12 ambulâncias. Entre estas há uma destinada para cada bloco. Elas estarão espalhadas no corredor da folia. Um dos mini-hospitais ficará na Avenida Desembargador Moreira, próximo ao Náutico, e o outro na confluência das Avenidas Barão de Studart e Abolição. Bombeiros e viaturas do Grupo de Salvamento de Urgência (GSU) também marcarão presença para garantir a paz do evento.
Durante cada dia de folia, um efetivo de cerca de 700 policiais militares estarão na Avenida, e ruas de serviço, com 13 viaturas, 9 policiais a cavalo e 12 de moto. A Polícia Civil, assim como a Federal, vai estar presente instalando stands - que funcionarão como delegacias de plantão - , como a de Entorpecentes, do Menor, Turismo, da Mulher e Furtos e Roubos, na Avenida Desembargador Moreira, além dos stands do Juizado da Infância e da Juventude, da Vigilância Sanitária, e do SOS Fortaleza. Agentes da Empresa Técnica de Transportes Urbanos S/A (Ettusa), farão a orientação de tráfego e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizará blitz, disponibilizando, inclusive uma equipe de perícia para agilizar o trabalho. "

Na Quinta-feira 29 de julho de 1999, o Diário do Nordeste comenta sobre o - Coco Bambu estréia cheio de energia :
"Uma novidade do Fortal/99 é a estréia do bloco Coco Bambu. Irmão caçula do Evebary, igualmente traz a banda Asa de Águia arrastando seus foliões. O Coco Bambu, que também sai hoje, vem a ser uma oportunidade para aquelas pessoas que só querem ou só podem brincar num único dia do Fortal. Quem já está acostumado com a estrutura de apoio do Evebary vai encontrar a mesma organização neste bloco estreante. Na avenida, o público já pode esperar para toda a descontração do “Vampiro Draculino” e por que não os strip-teases improvisados?
Além do Fortal, o bloco Evebary também tem uma agenda cheia de festas realizadas anualmente. Mas, agora, seus esforços estão todos voltados para esta semana da micareta cearense. É importante que tudo saia impecável. Por isso, a produção assinada pela Dila Promoções, oferecem aos associados uma carreta sonorizada, mil homens fazendo a segurança nas cordas, UTI móvel e carro-bar com sanitários. Também vale lembrar que o Evebary foi o primeiro bloco que despertou para uma contribuição social. Fez a campanha “Faça sorrir quem não pôde brincar. Após o Fortal, doe seu abadá”. Consiste em receber abadás e, através deles, confeccionar calções para serem doados a entidades beneficentes."

E o mesmo jornal publica no 31 de Julho :
"A primeira noite do Fortal com os blocos oficiais superou todas as expectativas dos foliões. A abertura da festa contou com a simpatia e a animação da cantora Carla Visi, da banda Cheiro de Amor, que conduziu o bloco Lero. Os foliões invadiram a madrugada na avenida Beira-Mar. A estimativa de público da polícia Militar foi superior a 200 mil pessoas."

EDIÇÕES ANTERIORES

CarnAxE - o autêntico e mais completo Portal do Carnaval
1998 - 7ª edição
1997 - 6ª edição
1996 - 5ª edição
1995 - 4ª edição
1994 - 3ª edição
1993 - 2ª edição
1992 - 1ª edição
www.carnaxe.com.br