Não é permitido o uso e reprodução do conteúdo em sites.

volta| contato| home


MANIA NACIONAL

A aventura começou na 1ª edição, onde navegamos nos mares dos ritmos baianos.
Na edição 02, caminhamos entre as ruas, becos e avenidas das Micaretas parte1, primeiros passos.
Na terceira edição mergulhamos na imensidão de blocos do carnaval baiano, uns até extintos.
Na edição 04, estamos aqui embarcando na nave dos cantores e bandas e vasculhando em sua bagagem histórica que conquistaram multidões de foliões.
Na próxima edição, estaremos pulando no Tunel do Tempo, sentindo a adrenalina que os trios elétricos



BIBLIOGRAFIA
Aplausos aos grandes escritores e jornalista que proporcionaram a cultura da folia  see+




volta  |  contato



EDIÇÃO 03    



 pedaços da história

Brasileiro é isso! O resultado de uma mistura que mesmo submetida a tantos contrastes históricos, se mantém de pé. E mesmo com passos lentos, segue rumo ao sucesso. E consegue! Críticas, erros e acertos fazem parte de seu cenário no grande palco da vida. Mas ao invés de se sentir fracassado, sobe no trio elétrico e comanda a folia, gerando curto-circuitos de alegria. Brasileiro é tudo isso!



Em 1992, a banda baiana foi duramente criticada e chegou a ficar sem patrocínio para desfilar no Carnaval 1993. Ousaram, embarcaram e conquistaram o público europeu. Lançaram um trabalho em 93 (inédito até hoje no Brasil) pelo selo inglês Seven Gates, e venderam 40 mil cópias na Europa. Que banda é essa?
  BamdaMel
  Band'Aiyê (Ilê Aiyê)
  Banda Araketu

A ídéia da formação surgiu de uma conversa informal, partindo da necessidade de formar uma banda para o bloco. Então, os empresários convidam o produtor Boca, para que juntos, concretizarem esse sonho em 1999. Quais os nomes desses empresários e da banda?
  M. Brasileiro e Durval Lelys
       Banda Cocobambu
  Jesus Sangalo e Scott
       Banda do Bem
  Bell e Wilson Marques
       Banda A Zorra

Em 1982, à frente da banda Pinel, ele fez o seu primeiro carnaval, estreiando no circuito de Salvador. Quem seria esse cantor?
  Durval Lelys
  Ricardo Chaves
  Serginho



Em 1984, o Bloco Beijo desfila no Carnaval de Salvador sob comando da Banda Acordes Verdes. Quem é o cantor que puxou o desfile do bloco e liderou a banda?
  Gerônimo
  Carlinhos Brown
  Luiz Caldas

Em 1987, o cantor vence o Femadum (Festival de Música e Arte do Olodum) com a música "Olodum, Sonho e Profecia", carimbando seu passaporte para o sucesso. Que cantor é esse?
  Jauperi
  Pierre Onasis
  Tonho Matéria

Em 1988, a artista é premiada com o Troféu Imprensa na categoria "Melhor cantora de disco" e no mesmo ano, lança seu primeiro trabalho nos Estados Unidos.
Quem é essa fera?
  Margareth Menezes
  Daniela Mercury
  Sarajane


Tuca Fernandes, Manno Góes e Beto Espínola eram integrantes da banda batizada com Jheremmias Não Bate Córner. Em que ano ocorreu a formação da banda?
  1992
  1993
  1994

O cantor Netinho estréia no circuito do Carnaval de Salvador liderando a Banda Beijo. Em que ano ocorreu?
  1984
  1986
  1988

Em Novembro de 2000, Fabrício Cardoso Kraychete foi o escolhido para liderar a banda que virou mania nacional. De que banda estamos falando?
  Chica Fé
  Rapazolla
  Pinote

A banda surgiu logo depois do carnaval de 2002 e seu nome é uma expressão muito utilizada no Nordeste, que significa estilingue e/ou atiradeira. De que banda estamos falando?
  Banda Baladeyra
  Banda Bandalla
  Banda Caco Atirador


Embarcamos na nave dos cantores e bandas e vasculhamos em sua bagagem histórica que conquistaram multidões de foliões. Reafirmando o que disse em edições anteriores, não acho válido usar porcentagens comparativas ou mesmo gratificações simbólicas, porque o resultado dessa grande aventura é poder repartir com vocês, um conhecimento que passa despercebido para quem acompanha a folia.
Até a próxima viagem, onde mergulharemos no Tunel do Tempo da folia.

Lilian Cristina Marcon
CarnAxE
www.carnaxe.com.br

de 10 questões você acertou
INFORMATIVO :