MARCHAS Stickers Art Obras de Arte Livros Estatuetas Cartão-Postal Selos Caricaturas Favicon Personas ASCII Art Contato Home


    CAMPANHA DA FOLIA
    Carnaval de Salvador 2012





Campanha do Ministério Público traz Ivete Sangalo na luta contra violência sexual

Em casa ou no mundo virtual, a violência é real. Gravada pela cantora Ivete Sangalo, a frase estã presente em todas as peças da 7 Campanha de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes , lançada hoje, 26, na sede do Ministério Publico estadual no Centro Administrativo da Bahia (5a Avenida, 750, CAB), em solenidade presidida pelo procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva. Em sua sétima edição, a campanha do Centro de Apoio Operacional da Criança e Adolescente (Caoca), coordenado pela promotora de Justiça Mãrcia Guedes, aborda, pela primeira vez, os riscos que a internet pode oferecer a crianças e adolescentes. O PGJ classificou como um acerto a identificação do ambiente virtual como foco da campanha, já que a internet vem sendo um vetor para a prática de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A identificação dessa realidade é mais um sinal do compromisso do Ministério Público de renovar ferramentas para combate ao crime onde quer que ele aconteça, destacou o chefe do MP baiano, ressaltando a convergencia com o lançamento do Nucleo de Combate aos Crimes Ciberneticos (NUCCiber). Foram apresentados o vídeo, o spot de rádio e as peças fotograficas, que serao veiculadas, sem nenhum custo para o MP, nas emissoras de televisao, de radio e nos demais veículos da midia impressa, inclusive na internet.

O aumento de 840% no número de casos desde o início da primeira edição da campanha, que em 2011 registrou 2115 denúncias para o disque 100 contra 225 em 2005, foi apontado pela coordenadora do Caoca como um sinal do sucesso da iniciativa do Ministério Público. Márcia Guedes ressaltou ainda a importancia da estruturação, que vem sendo levada a efeito no MP, dos mecanismos de apuração e repressão a essas demandas crescentes. A criação do NUCCiber e a troca de informações entre os membros da capital e do interior fazem parte da nossa prestação de contas a sociedade, que vem demonstrando, através dos números, uma confiança crescente na instituição, afirmou a promotora de Justiça, lembrando que, com a participação de Ivete Sangalo que, pelo segundo ano consecutivo protagoniza a campanha sem cobrar cachê, o envolvimento popular deve ser ainda maior .

Salvador lidera a lista dos municípios com maior número de denúncias, seguido por Feira de Santana, Ilhéus e Itabuna, revelou Mãrcia Guedes. As vítimas preferencias são as meninas de 12 a 17 anos. O perfil do agressor, no entanto, mudou, conforme ressaltou a coordenadora do Caoca. Antes, os pais lideravam a lista. Agora, em primeiro lugar estão os desconhecidos, o que se deve, em boa medida, a contatos realizados através da rede mundial de computadores, conclui a promotora. No que toca ao combate aos crimes contra crianças iniciados no ambiente virtual, o procurador-geral de Justiça destacou a implantação da Rede Interinstitucional de Prevenção a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes Rede Paz e Vida. Com a rede teremos mecanismos para, a partir dos municípios que registram maior incidência desse tipo de crime, aumentar a apuração e conferir ainda mais celeridade aos processos, afirmou o PGJ, reforçando ainda o papel da sociedade. Todos podem ser replicadores dessa nossa preocupação. É; preciso estimular, denunciar, parãa que, a partir dai, os responsaveis por esses crimes sejam punidos, concluiu Wellington Cesar.

Fonte : CarnAxE in Ivete Sangalo