TEMA DE CARNAVAL 2018 - "Mandela. A Azânia celebra o centenário de seu Madiba"


O Carnaval é a festa mais importante para o Ilê Aiyê, a qual impulsionou o surgimento do bloco que hoje se configura como instituição que se tornou referência na luta pela valorização e inclusão da população afrodescendentes e, por isso, exerce grande influência sobre a sociedade baiana. Em 2018, o Bloco Ilê Aiyê completa 44 anos de desfile no Carnaval em Salvador, na Bahia.

Segundo o Presidente do Bloco Ilê Aiyê, Antonio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, : "A nossa ideia é trabalharmos, no Carnaval 2018, o tema “MANDELA – A AZANIA CELEBRA O CENTENÁRIO DO SEU MADIBA”. Dando continuidade às homenagens à Década Internacional de Afrodescendentes, instituído pela ONU, em dezembro de 2013, depois de “passear” por diversos países e estados brasileiros que compõem a diáspora africana, o bloco afro mais antigo do Brasil decide lançar seu olhar, mais uma vez, para a Azânia, dessa vez para comemorar os 100 anos do “Pai da Nação”, o Madiba, Nelson Mandela. Pela segunda vez, em 44 carnavais, o Mais Belo dos Belos vai homenagear uma pessoa, porém essa não se trata de um homem normal, Mandela para nós é uma instituição que merece ser celebrada diariamente.
O objetivo do bloco é contar e cantar a trajetória de luta e resistência desse grande líder africano. Não obstante, queremos contar também, a grande contribuição que personalidades como Bantu Steve Biko, Desmond Tutu, Walter Sizulo, as líderes da marcha de 1956, Lillian Ngoye, Helen Joseph, Rahima Moosa e Sophia Williams, dentre outros e outras, deram para exterminar o regime do apartheid na Azânia.
Dessa forma, o tema do Ilê Aiyê pretende celebrar o Centenário de Nelson Mandela, sua batalha contra o apartheid, sua luta pela unificação do país e a contribuição de outras lideranças da Azânia.
O seu trabalho é de fundamental importância para o Ilê Aiyê que desde a sua fundação tem como objetivo narrar histórias do povo negro, para que através da consciência e educação conheçamos a verdadeira história."

Fonte : Blog Antonio Carlos dos Santos - Presidente do Bloco Ilê Aiyê -



VOLTA   |    Ilê Aiyê   |    Temas   |    Deusa do Ébano   |    Festival de Música   |    Discografia   |    Trajetória Histórica   |    HOME