O Troféu Dodô & Osmar, a premiação mais tradicional do Carnaval de Salvador. Criado em 1992, a premiação é reconhecida pelos artistas, produtores e demais profissionais e associações carnavalescas de Salvador como a mais importante coroação do Carnaval da Bahia, impulsionando a indústria do entretenimento e destacando a história da Axé Music.
Pioneiros da democratização do Carnaval da Bahia, Dodô e Osmar reuniram por meio da música alegre e contagiante, uma multidão movida pelo som dos instrumentos elétricos na década de 1950. O nome da premiação, portanto, não poderia deixar de homenageá-los.
Adolfo Antônio Nascimento (1920-1978) e Osmar Macedo (1920-1997) apresentavam em seu repertório uma mistura de influência musicais, do popular até o clássico, executado a partir do Frevo. Utilizando um velho Ford 1929, chamado de Fobica, o carro era preparado com um sistema de som que consistia de um amplificador alimentado pela bateria do próprio automóvel e dois alto falantes; a partir disso, os dois músicos saíram tocando seus paus elétricos – que posteriormente, se tornaram as guitarras baianas – também inventado por eles.
Após da reinvenção do festejo popular baiano, os Trios Elétricos, foram se desenvolvendo e permitindo a inclusão social de diversos povos e levando esta característica cultural para diversos estados e países. Com isso, hoje o Carnaval de Salvador recebe o título de “Maior Carnaval de rua do mundo”.
CURIOSIDADES
- O primeiro show da banda Chiclete com Banana na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador/BA, aconteceu na edição de 2010 do Troféu Dodô & Osmar.
- www.trofeudodoeosmar.com.br/
|