Carioca - Samba na Mão



EDIÇÃO : A Arte Urbana dos Grafiteiros
EMISSÃO : 27/3/2006 - Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP
IMPRESSÃO : Casa da Moeda do Brasil

ARTE : Edital nr 1 - Akuma/Mello e Rui Amaral (Colaboração: Wagner Santana Lucas)
PROCESSO DE IMPRESSÃO : Ofsete - Folha 24 selos - Papel Cuchê Gomado
DIMENSÕES : 30mm x 40mm - Picotagem 11,5 x 12 - área 25mm x 35mm
TIRAGEM : 3.000.000 selos


Os selos enfatizam elementos que, em linhas gerais, despertam o interesse dos que se dedicam à arte do grafite, como o turismo e os costumes inspirados na cidade do Rio de Janeiro. Um dos selos apresenta o grafiteiro desenhando com spray, de forma estilizada, o Pão de Açúcar, um dos ícones turísticos da cidade. Outro selo apresenta personagem característico da cidade, o sambista, no calçadão de Copacabana, e o terceiro selo apresenta o menino na favela, soltando pipa. No canto inferior direito dos selos, a logomarca da Lubraprex 2006 . Exposição Filatélica Luso-Brasileira, que realizar-se-á no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, de 30/10 a 5/11/2006. Os selos desta emissão mostram que o grafite pode percorrer o mundo divulgando o que de mais expressivo existe nos grandes centros urbanos, como a Cidade do Rio de Janeiro. O Grafite impressiona por sua capacidade de tornar a arte tão verdadeira quanto a própria vida.

GRAFITE - MANIFESTAÇÃO ARTÍSTCA E MEIO DE INCLUSÃo SOCIAL
A essência do grafite está nas ruas. Trata-se de um movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista aproveita e intervém em espaços públicos por meio de uma linguagem própria, demonstrando sua forma de ver o mundo e criando uma nova identidade visual em territórios urbanos. O grafite, segundo alguns pesquisadores, teria surgido na pré-história, sendo considerado a arte e a forma de escrita mais antiga do mundo. O homem, por intermédio de gravuras, narrava nas paredes rituais de caça, protestos, profecias e acontecimentos públicos.
No Brasil, o grafite surgiu durante a década de 60 e logo se espalhou pelas capitais brasileiras, assumindo um estilo próprio com influência barroca, retratando e questionando a realidade social do país, ao contrário da Europa, que segue um estilo contemporêneo de formas em mega-produções de painéis, e da América do Norte onde se utiliza letras expressivas com formas aleatórias.

FONTE : Correios do Brasil e CUFA Central Única das Favelas

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