Série Relações Diplomáticas
Série Relações Diplomáticas: Brasil/Bélgica - Carnaval. Para representar a diversidade cultural brasileira no Europalia 2011, foram impressos dois selos divulgando o Carnaval e o Candomblé. O primeiro, representado pelo Mestre-Sala e pela Porta-Bandeira - símbolos máximos de charme e elegância do carnaval, tendo ao fundo a Praça da Apoteose. O segundo - (vide aqui) selo reproduz o quadro Acarajé de Iansan, no Ilê Oxumarê, do pintor Carybé (aqui não exposto). Estes selos evidenciam a cultura, o vigor e a criatividade do povo brasileiro. Foi utilizada a técnica de pintura - PVA sobre papel.
Lançamento : Brasília/DF, Andenne/Bélgica, Rio de Janeiro/RJ e Salvador/BA
Emissão : 29/10/2011 - edital 26 Lançamento: Brasília/DF, Andenne/Bélgica, Rio de Janeiro/RJ e Salvador/BA
Arte : Luciomar S. de Jesus
Valor facial cada selo: R$2.55
Processo de impressão : Ofsete
Folha com 2 selos Bloco com 25 selos
Papel : Cuchê gomado
Tiragem: Bloco 50.000 / selos: 500.000
Peça filatélica: Envelope de primeiro Dia de Circulação
Tiragem dos envelopes: 8000 unidades
Prazo de comercialização pela ECT: até 31 de dezembro de 2014
EUROPALIA
Criado em 1969, o Europalia é um importante Festival Internacional de Artes realizado, a cada dois anos, na Bélgica e países limítrofes (França, Holanda, Alemanha e Luxemburgo), com o objetivo de celebrar a cultura dos países homenageados. O Festival disponibiliza uma vasta quantidade de museus, teatros, cinematecas, casas de espetáculo, salas de concerto e equipamentos multifuncionais em diversas cidades europeias, para viabilizar aos países homenageados espaços para exibiçães, promoçães e debates dos muitos aspectos de seus patrimônios culturais.
Em 2011, o Brasil é o país-tema do Festival Europalia. O convite, realizado em 2009 pela direção do evento, foi aceito pelo Governo Brasileiro com grande satisfação. Tal atitude levou em conta a excelente oportunidade apresentada pelo Festival de se promover a cultura brasileira junto ao público, ao mercado e aos formadores de opinião europeus, neste momento em que a economia brasileira avança de forma sustentada, e o Brasil ganha destaque no cenário internacional como uma das principais naçães emergentes.
Fonte : Correios do Brasil - outubro 2011
www.carnaxe.com.br