WE ARE THE WORLD OF CARNAVAL
(Nizan Guanaes)
Ah! Que bom você chegou
Bem-vindo a Salvador
Coração do Brasil
Vem, você vai conhecer
A cidade de luz e prazer
Correndo atrás do trio
Vai compreender que o baiano é
Um povo a mais de mil
Que ele tem Deus no seu coração
E o Diabo no quadril
We are Carnaval
We are, we are folia
We are, we are the world of Carnaval
We are Bahia
MOMENTO HISTóRICO
Em um momento histórico onde a canção repercurtiu nacionalmente foi quando a cantora baiana Ivete Sangalo ao completar 15 anos de participação na décima quinta edição do Festival de Verão de Salvador 2013, na quinta-feira dia 17 de janeiro.
E, em comemoração abriu o show com uma valsa ao som da canção WE ARE THE WORLD OF CARNAVAL, dançando ao lado de ícones da música baiana.
Com um vestido longo de gala na cor coral, com detalhes de renda e dourado, e uma saia de tule transparente,
Ivete Sangalo abre o espetáculo ao centro de 15 dançarinas vestidas de branco, dividas em duas fileiras.
Quando o cantor e compositor Gilberto Gil, vestido de black tie e com uma máscara preta, a conduz para uma tradicional dança de valsa .
Nas fileiras ao lado entram os cantores com trajes de gala e com máscaras e formam um grande circulo dançando valsa.
Ivete se mantém ao centro do palco enquanto Gilberto Gil se despede e Durval Lelys (Banda Asa de Águia) e o ciclo se reveza
com os cantores Ricardo Chaves, depois Tatau (Banda AraKetu) e assim, Jau, Ninha (ex Banda Timbalada), Netinho, Cumpadre Washington (Banda É o Tchan), Armandinho Macedo
Alexandre Peixe, Léo Cavalcanti (Banda A Zorra), Xandy (Banda Harmonia do Samba), Denny (Banda Timbalada), Carlinhos Brown, Saulo Fernandes
e fechando novamente com o Gilberto Gil.
Um espetáculo inusitado e surpreendente que marcou as páginas da história do Festival de Veráo de Salvador.
We Are the World of Carnaval, popularmente conhecida como We Are Carnaval, é considerada o hino do carnaval baiano, e a cada carnaval em Salvador, sempre é uma das músicas mais executadas.
foi composta em 1988 por Nizan Guanaes para a campanha beneficente de arrecadação de fundos para as Obras Sociais Irmã Dulce.
A canção foi lançada em 28 de novembro de 1988 foi produzida por Wesley Rangel, na WR Estúdios, com Marco Aurélio.
Os músicos são Durval Lélys, Ricardo Ferraro, Wilson Café, Jean Matos Toulier, e Otávio.
participaram da gravação: Durval Lelys, Daniela Mercury, Ricardo Chaves
VOZ po ordem da canção: Lazzo Matumbi, Margareth Menezes, Silvinha Torres, Daniela Mercury (Banda Companhia Clic),
Ricardo Chaves, Missinho (Banda Chiclete com Banana), Durval Lélys (Banda Asa de Águia), Jorge Zarath, Jussara Silveira,
Paquito (Banda Flores do Mal), Ângela Lopo, Laurinha Arantes (Banda Pimenta de Cheiro), Ademar Andrade (Banda Furtacor),
Marilda Santana e Sueli Sodré.
CORO - Ana Cláudia, Beto Pellegrino, Bobó, Fátima Marcella, Liz Ferraz, Osmar Macedo (criador do Trio Elétrico) e
Sergynho (Banda Pimenta N´Ativa).
O COMPOSITOR
Nizan Mansur de Carvalho Guanaes Gomes (Salvador + 09/05/1958), popularmente conhecido por NIZAN GUANAES. É sócio e co-fundador do Grupo ABC de Comunicação, holding que reúne 18 empresas nas áreas de publicidade, marketing, e entretenimento.
Colunista do Jornal Folha de São Paulo e escreve às terças-feiras, a cada duas semanas.
ERROS e ACERTOS
Até 2011, Nizan Guanaes ainda "não havia recebido um centavo pelos direitos autorais da canção; isso porque o publicitário não fazia parte de uma produtora filiada ao ECAD - Escritório Central de Arrecadação de Direito Autoral). Guanaes se associou a UBC - União Brasileira de Compositores e passou a receber um nota de direito somente de “We are the world of Carnaval”.
We are the World of Carnaval, composição de publicitário Nizan Guanaes pela Agéncia DM9, um
axé em louvação a Bahia, considerada o Hino do Carnaval Baiano, foi
gravada originalmente por Ricardo Chaves em 1991 e,
foi consagrada na versão de Netinho em 1996 e tendo sido gravada por muitos outros artistas nacionais.
REGISTRO DA HISTÓRIA
Em 2012, a Saltur, o Conselho do Carnaval e entidades carnavalescas decidiram criar um movimento intitulado VIVA AVENIDA com a intenção de fortalecer o Circuito Osmar (Campo Grande) no Carnaval de Salvador (Bahia) e também fazer com que o folião se lembre da magia existente no Centro da Cidade.
Os becos, as sacadas dos prédios e as famílias reunidas são bastante evidenciados neste percursso que leva a Avenida em êstase de alegria.
Dessa forma o contato dos artistas com o povo normalmente é muito mais caloroso.
Toda diversão do Carnaval de Salvador de 2012 foi encerrada na Praça Castro Alves, com o tão esperado encontro de trios com Moraes Moreira, uma marca do Carnaval de Salvador que não acontecia há mais de dez anos. Hoje o Eva celebra o fato de outros artistas também terem decidido se engajar e sair para a pipoca na avenida. O Chiclete com Banana sairá na quinta-feira, domingo será a vez da Timbalada/Brown, segunda o cantor Tuca Fernandes vai puxar o seu trio sem cordas e na terça o Eva volta com a sua pipoca.
Em 2012, Ivete Sangalo, Tomate, Aline Rosa (Banda Cheiro do Amor), Saulo Fernandes (Banda Eva), Márcio Victor (Banda Psirico), Tuca Fernandes, Magary Lord e Viviane Tripodi gravaram um single de "We Are The World Of Carnaval", composição de Nizan Guanaes e PC Bernardes, que serviu de trilha sonora para o VT, produzido com imagens do Carnaval de Salvador na avenida, palco das principais estrelas da maior festa de rua do mundo. A direção do vídeo ficou por conta de Pico Garcez e a musical, de Jonga Cunha e Yacoce Simões.
Além do VT, foi montado um making off, ambos divulgados na rede social Youtube.
O Movimento Viva Avenida começou no Carnaval de Salvador de 2011, quando de forma inédita o Bloco Eva, liderada pela Banda Eva (Saulo Fernandes) baixou as cordas de seu trio elétrico desfilando como PIPOCA. A ação aconteceu no último dia da folia momesca, na terça-feira, com a Pipoca do Eva na avenida.
BIBLIOGRAFIA
- Pesquisadora Lilian Cristina Marcon
- Ibahia - ECAD, 2011