Encontro de Trios
"Alegria é um estado que chamamos Bahia, de todos os santos, encantos, axé, sagrado e profano é o carnaval ..."
Na madrugada de terça-feira de carnaval, enquanto ferve as primeiras horas da quarta-feira de cinzas, mais de 10.000 pessoas dançam animados ao som dos trios independentes. Geralmente comandado por Caetano, Gilberto Gil e Armandinho. Imaginem esses dois trios lado a lado cantando! E outros trios chegam no pedaço para queimar o restinho de carnaval que ainda restava. Todo mundo canta, vibra, dança. E a festa fecha com chave de ouro quando o relógio marca 7h30 da manhã. Ah imagina só. Que loucura essa essa mistura!
O trio elétrico Armandinho, Dodô e Osmar não desfilou do Carnaval de Salvador de 1968 à 1973, retornando em 1974 que foi saudado pelos trios Tapajós e Marajós na Praça.
No ano seguinte, em 1975, seria o primeiro Encontro de Trios da história do Carnaval baiano. "Eu estava tocando no trio de Dodô e Osmar, já na reta final do circuito, descendo para a praça Castro Alves, quando encontramos com o trio dos Novos Baianos. Eles pararam numa posição que não dava pra ninguém passar, os caminhões estavam frente a frente. Tipo: 'daqui vocês não passam'. Foi aí que resolvemos fazer uma apresentação juntos: a gente cantava uma música, depois eles cantavam outra... e foi aí que surgiu o Encontro de Trios da Praça Castro Alves", relembra Betinho Macedo, um dos filhos de Osmar.
Nos primeiros encontros, quando não se falava em “Área Vip” ou "Camarote", a Praça Castro Alves atraía um elenco inacreditável para a época.
Foto: Marcelo Tinoco - Correio da Bahia
Segundo Aroldo Macedo, naquele tempo, o Encontro de Trios marcava o encerramento do Carnaval,
prolongava a alegria dos foliões que, ao anoitecer, não tinham como participar das festas carnavalescas nos clubes privados.
Encontro de trios de 1991 Caetano Veloso e Armandinho Dodô & Osmar
Os Encontros de Trios continuaram acontecendo, ininterruptamente, de 1975 até o início dos anos 90, depois dessa década os eventos foram rareando.
"O primeiro encontro de trios do Farol da Barra na madrugada de terça-feira, dia 7 de março de 2000, ficou para história do Carnaval de Salvador porque voltou a reunir no último dia de festa os principais nomes da música baiana, que, nos últimos anos, haviam se afastado do tradicional encontro na praça Castro Alves.
Em 99, por exemplo, só Baby Consuelo se juntou ao trio de Armandinho, Dodô e Osmar.
Já nesta na madrugada, todo mundo apareceu no Farol: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Moraes Moreira, Armandinho, Daniela Mercury e até, como Gil anunciou, o "emergente" Xandy, vocalista do grupo de pagode Harmonia do Samba e principal revelação do Carnaval 2000.
Outra novidade: praticamente não se ouviu axé music e pagode. Para homenagear os 50 anos de criação do trio, os cantores só tocaram composições antigas, como "Pombo Correio", "Chame Gente" e "Atrás do Trio Elétrico". Até Xandy deixou o pagode de lado temporariamente e atacou com "Chiquita Bacana".
O encontro de trios começou às 3h e só acabou às 7h50 porque a PM exigiu o fim da festa.
No início da madrugada, o trio de Armandinho, com Gil a bordo, travou duelo musical com o trio de Moraes Moreira, onde estava Caetano Veloso.
Pouco antes das 6h, quando começava a amanhecer, o trio de Daniela Mercury apareceu no Farol trazendo Xandy de carona e levando o público ao delírio cada vez que o vocalista do Harmonia do Samba ensaiava um rebolado.
Apesar de o Farol ter ficado lotado, sobretudo após a chegada do trio de Daniela, quase não houve brigas. O clima tranquilo animou Caetano Veloso a descer do trio para pular ao lado do filho Moreno e da cantora Cássia Eller." (Daniela Falcão - Folha de São Paulo)
Em 2011 Em 2011, o Bloco Eva baixou as cordas, no Campo Grande, e seguiu para a Praça Castro Alves. Uma multidão de foliões foi atrás, mostrando como eram os antigos carnavais dos tempos de Dodô e Osmar (os pais da 'Fobica'). O trio saiu em festa repleto de artistas convidados, como o inglês Geoffrey Chambers e o ex-vocalista da Banda Mel, Robson Moraes, deixando muita gente emocionada pelo circuito, indo de encontro ao trio de Moraes Moreira.
Em 2012, a Banda Chiclete com Banana (Bell Marques) saiu sem cordas no circuito Osmar (Campo Grande/Avenida) e encontrou a Banda Oito7Nove4 (Rafa e Pipo Marques) na Praça Castro Alves, no primeiro dia de folia, quinta-feira, dia 16 de fevereiro.
Carnaval de Salvador 2012 - Foto: Fred Pontes
O tradicional encontro de trios encerrou o carnaval 2012 no Circuito Osmar, no centro da capital baiana, na noite desta terça-feira, dia 21 de fevereiro com Saulo Fernandes (Banda Eva) e Moraes Moreira, que chegaram em trios elétricos, enquanto Luiz Caldas estava em um palco montado na praça Castro Alves.
E não podia faltar, Armandinho e a Família Macêdo.
QUANDO : terça-feira de carnaval ONDE : Praça Castro Alves - Salvador BA