No dia 08 de março 1980, data dedicada à celebração da força da mulher, foliões do subúrbio de Periperi, periferia de Salvador (BA), decidiram formar um bloco para marcar presença no Carnaval de Salvador: O Bloco ARA.
Na época, a folia momesca baiana passava por grandes transformações, que nos anos seguintes, iriam mudar radicalmente as feições da maior festa popular do planeta.
Naquele momento surgia o Ara Ketu, ou Povo de Ketu, referência à nação de origem africana e neste contexto, a Banda Ara Ketu nasceu à imagem e semelhança do Bloco.
Criada em 8 agosto de 1989, a banda Ara Ketu começou o seu trabalho musical com uma ênfase eminentemente ligada a prática percussiva.
Estando diretamente associada ao Bloco Ara Ketu, em paralelo, a Banda realizava um trabalho baseado na pesquisa da música africana tradicional, devidamente readaptada musicalmente para a temática brasileira.
O Ara Ketu foi o primeiro bloco afro a desfilar com tema e ala de dança na avenida. Esta inovação, que lhe rendeu o título de campeão de Carnaval, recebeu críticas mas foi gradativamente adotado por outras entidades. Vera Lacerda, uma das fundadoras do Ara Ketu, lembra que o fato de permitir a entrada de associados sem distinção de cor também foi um ponto decisivo para a conquista de novos espaços para o então bloco de Periperi
Fonte : CarnAxE in Ara Ketu - bibliografia
volta | contato
|