carnavalhistóriatemasabadascarnaxehome



Gil , nova vpcalista da banda Beijo
bastidores da folia
Seu nome foi uma associação de uma amiga de sua mãe com a junção da lembrança de lua-de-mel

"Meu nome é um parque de diversões", assim Aconteceu em homenagem a uma amiga da mãe, de nome também curioso, Jumelânia, "Meus pais foram passar a lua-de-mel em Barra do Gil (praia situada na Ilha de Itaparica - BA). Quando eu nasci, eles juntaram as duas coisas e virei Gilmelândia".
Nascida em 20 de setembro de 1975, Gil teve uma infância muito difícil, mas feliz. Viveu de forma humilde, estudou magistério e virou professora. Começou a cantar na adolescência, época que também fazia muitos serviços domésticos no quintal da casa onde morava, em Brotas, bairro de classe média de Salvador.
Uma vizinha, de tanto ouvir as cantorias do outro lado do muro, a indicou a Tom Caldas, que virou seu parceiro musical e namorado durante oito anos. Na adolescência, toda vez que fugia para cantar, levava uma surra de caçarola de sua mãe, dona Joana D'Arc, e mesmo assim não desistiu.
Com um repertório diversificado, que passeava pela MPB, Axé, Reggae e Forró, ela fazia o circuito de bares de Salvador e encerrou esta carreira na Lagoa do Abaeté. Neste meio tempo, cantou nas bandas Pinote, Jóia e Laranja Mecânica, além de carregar caixas de som como free lancer de contra-regra.
Em 1998 a vida de Gil deu uma reviravolta. Deixou de cantar em barzinho e assumiu o posto de Netinho na Banda Beijo. Ele estava procurando uma cantora para relançar a Banda, que havia sido fenômeno musical de 1988 a 92. Aguardou pacientemente por cinco anos, até que aparecesse um substituto à altura.
Foram nove meses de preparação e Gil sofreu uma transformação. Emagreceu dez quilos, cortou os cabelos longos e cacheados e fez "cocós" (birotes amarrados com fios de arame), trocou os vestidos colados e curtos pelas calças folgadas e tops, coloriu a pele com tatuagens de henna, colou piercing. O visual andrógino, inspirado na juventude londrina, foi assinado pelo estilista gaúcho Miguel Carvalho.
Sua estréia em shows acontece em outubro de 1998, no Rio de Janeiro, e desde então vem mantendo uma média de dez apresentações mensais, com um repertório variado. "É um show muito eclético.


Fonte : CarnAxE - 1998

www.carnaxe.com.br