Há quase um ano, está em processo a construção do tema do Carnaval 2003: "A Rota dos Tambores no Maranhão". O resultado de inspiração, criação, pesquisa histórica e emoções será apresentado no próximo sábado, dia 18 de janeiro, na Finalíssima do XXIX Festival de Música Negra do Ilê Aiyê, que acontece na rua do Curuzu / Liberdade, das 22:00 horas de sábado até as 4:00 horas da manhã de domingo. Quinze música serão avaliadas pelo júri, especialmente convidado para esta noite. Entre os jurados, pesquisadores, Diretores de Blocos Afros, cantora(e)s e militantes do movimento negro.

O Festival de Música Negra do Ilê Aiyê tem como um de seus principais objetivos a preservação e a expansão da música de tradição africana, missão que o Ilê se propôs desde 1974, além de selecionar canções falando do tema do Carnaval e/ou canções poesia, dando oportunidade para que os compositores possam expressar os seus sentimentos de auto-estima.

A HISTÓRIA VAI ÀS RUAS
Em julho, a pesquisa histórica derivada do tema foi entregue aos compositores, que agora estarão apresentando suas releituras, resultados dos intercâmbios entre informação e emoção, colocando nas ruas essa forma peculiar de contar a história de um povo. Ao longo dos últimos vinte e oito anos, o Carnaval do Ilê Aiyê se fez a partir de diferentes temas, que colocaram em foco personalidades negras em várias áreas (Pérolas negras do saber - 1997), ou as origens e importância das religiões afrobrasileiras (A força das raízes - 1999). Em outros anos esteve em relevância a História e o legado de alguns países africanos (Zimbabwe - 1981, Guiné Conakry - 1998, Azânia - 1992, Angola - 1984), entre outros marcos desse universo afrodescendente.

Fonte: Imprensa

VOLTA