Recuperação do Pelourinho ganha prêmio do governo espanhol. A restauração e recuperação do Centro Histórico de Salvador, com destaque para as obras realizadas no Pelourinho, ganharam o 3° Prêmio Internacional Rainha Sofia de Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural, pelo Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha.
O prêmio inclui US$ 42 mil, uma escultura do artista espanhol Gustavo Torner e uma bolsa para curso de especialização em conservação de patrimônio. A diretora geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), Heloisa Helena Fernandes da Costa, ressalta que esta é a primeira vez que o Brasil recebe a premiação e por unanimidade. O prêmio foi instituído há 12 anos com ênfase para a poesia, literatura e medicina.
Há três, a premiação é concedida para a área de patrimônio. Já receberam o prêmio, São Domingos, no Caribe e Cartagena das Índias, na Colômbia. Para Heloísa Helena, é importante salientar que além de ser um prêmio internacional, que abre as portas para outras iniciativas, a premiação transcende a questão patrimonial, a vertente arquitetônica.
O prêmio do Pelourinho foi agraciado, também, pelo forte conteúdo social, que inclui a recuperação de áreas para moradia e a criação de empregos. A preocupação com o social está refletida ainda no novo projeto que será lançado pelo Ipac, no dia 13 de agosto, intitulado "Jovens em Construção".
Segundo Heloísa Helena, que está de malas prontas para Valência, na Espanha, onde vai ministrar um curso de revitalização de patrimônio, na III Escola de Verão do Fórum da Unesco, esse projeto encantou os espanhóis. Trata-se de um trabalho que vai capacitar jovens do Centro Histórico, para executar serviços de restauração e recuperação de prédios, além de trabalhar com cerâmica e inclusão digital através de cursos.
Fonte: Ascom/SCT

VOLTA