O Panorama Percusivo Mundial (PercPan) comemora, em 2003, 10 anos de atuação. Um dos festivais mais importantes no cenário internacional da percussão, o evento acontecerá três noites em Salvador e uma no Rio de Janeiro. O palco principal do Teatro Castro Alves (TCA) abrigará uma potente programação musical, de 24 a 26 de outubro. No Rio, o PercPan irá movimentar a noite do dia 28, no Teatro João Caetano. A direção do festival está a cargo de Beth Cayres e Marcos Suzano.
Gilbero Gil, por sete anos, dirigiu artisticamente o Panorama. Seu afastamento este ano decorre da sua ocupação atual como ministro da cultura. No Rio, o cantor Zeca Pagodinho prestará uma homenagem especial a este ícone da MPB. Gil estará presente na abertura do evento nas duas cidades.
A percussão afro-americana terá grande destaque no PercPan com a participação de expoentes do reggae. A dupla jamaicana Sly & Robbie está entre as atrações do festival. O Panorama conta, ainda, com a participação do cubano Orlando - Maraca - Valle e do Tambores de Burundi - diretamente da mãe África. Este som, que vem da África Central, traz um pouco dos elementos sagrados presentes na origem da percussão. O mesmo grupo já participou, em 1999, do Panorama.
Fonte : Ana Cláudia Cavalcante - ZigNow


VOLTA