Caetano Veloso interpreta compositores americanos
Lançamento cd Foreign Sound

Caetano Veloso interpreta compositores americanos (de Cole Porter a Kurt Cobain) no CD `A foreign sound`, que chega às lojas neste mês.
Alienígena. O adjetivo é empregado pelo próprio Caetano Veloso, 61, para definir A foreign sound (Universal), o seu álbum dedicado à "canção popular mais bonita do mundo", a dos Estados Unidos: "É um disco atípico - tomei liberdades maiores na seleção, que é alienígena para quem quer que seja. Pode ser que minhas gravações suscitem algum interesse enviesado. Não espero mais que isso".
A foreign sound reúne 23 canções de diferentes estilos e fases, de Cole Porte (So in love) e os irmãos Gershwin (The man I love) a Bob Dylan (It''s alright, ma) e Kurt Cobain (Come as you are), passando pelo falso americano Morris Albert (Feelings), num total de uma hora, 15 minutos e 12 segundos de música. "É um disco longo demais. Quem vai ouvir isso tudo de vez?", brinca o artista.
A foreign sound tem lançamento simultâneo no Brasil e nos EUA na próxima quinta-feira e, uma semana depois, sai na Europa e Japão. A maratona promocional começou anteontem, às 17h, no Hotel Copacabana Palace, Rio, numa entrevista com jornalistas de todo o país. Hoje, Caetano parte para Londres, onde recebe a imprensa européia. Dia 11, chega a Nova York, para atender à mídia americana.
"Há cerca de uns dez anos, em Nova York, Bob Hurwitz, presidente da Nonesuch (gravadora do cantor nos EUA), me cobrou o disco e eu disse que tinha desistido da idéia, havia perdido o interesse. Ele disse que eu era a única pessoa no mundo que poderia gravar Cole Porter e Bob Dylan num mesmo CD. Fiquei pensando naquilo e retomei a idéia. Gravei-o agora porque posso fazer qualquer coisa".
Sobre o Nirvana, o cantor disse um dia (e pôs a frase no encarte de A foreign sound): "Ivan Lins é música; Nirvana é lixo". "No começo dos 90, auge do grunge, Ivan Lins fez um show no Rio e li matérias menosprezando ele. Quis ser provocativo, mas é isso mesmo: historicamente, o rock é lixo. Por isso os punks atacaram o rock progressivo. A nobreza do rock vem da sua antinobreza".
Controvertido, mas com inegável vasto conhecimento de cultura pop, o cantor estréia o show A foreign sound na Sala São Paulo, dia 5 de maio. O concerto na capital paulista será gravado para DVD. Já no próximo dia 16, Caetano Veloso se apresenta no Carnegie Hall, dividindo o palco com David Byrne, dentro do projeto - Perspectives - que a casa nova-iorquina de espetáculos lhe dedica.


Fonte: Hagamenon Brito, Correio Bahia - abril 2004


imprimir       Volta

www.carnaxe.com.br