Davi Moraes lança o segundo disco solo
"Orixá mutante", novo cd e vem com a participação de Ivete Sangalo

   

Davi Moraes, 31, respira música desde o berço. Filho de Moraes Moreira, cresceu convivendo com Pepeu Gomes e Armandinho, criadores de um suingado jeito brasileiro de tocar guitarra. Nem sabia ler ainda e já empunhava o cavaquinho. Depois, vieram bandolim, violão, guitarra, e ele pôs os pés na estrada.

Ganhou experiência acompanhando feras como dona Marisa Monte, de quem foi namorado, e Caetano Veloso, antes de estrear solo como cantor e compositor com o álbum Papo macaco (2002). O trabalho não teve muita repercussão, mas Davi, casado há três anos com a cantora Ivete Sangalo, contemporiza.

Agora, o compositor dá continuidade à intenção de tornar-se um artista popular e lança Orixá mutante (Universal Music). Gravado e mixado no Estúdio Ilha dos Sapos, em Salvador, o CD tem participações especiais de Ivete Sangalo, do primo (e filho de Caetano) Moreno Veloso e do amigo Carlinhos Brown.

O cacique do Candeal e novo príncipe da Espanha dá canja vocal e batuca na boa faixa Pretoriana, parceria com Arnaldo Antunes. E, através da participação dos discípulos Gustavo di Dalva, Peu Meurray, Marcio Victor, Du, Cara de Cobra e Leonardo Reis, é uma das influências rítmicas do trabalho.

"Ao contrário de Papo macaco, feito entre turnês com Marisa e Caetano, tive tranqüilidade para fazer e gravar Orixá mutante. É um disco mais coeso e influenciado pela minha vivência musical desde que casei com Ivete e vim morar parte do tempo em Salvador, por essa nova geração de percussionistas baianos, pelo clima da Ilha dos Sapos. Você entra lá e só respira música".

Outra coisa a se destacar no CD é a forte presença de novos Novos Baianos: o baixista e co-produtor Betão Aguiar (filho de Paulinho Boca de Cantor e Marilhinha), o baterista Gil Oliveira (irmão de Betão), o baixista Pedro Baby (Baby e Pepeu) e Ari Moraes, irmão de Davi e autor das faixas Ganzá e Charme de rua.

A primeira parada da turnê de Orixá mutante, cujo primeiro single é Café com pão (de Jau Peri: "Outro encontro meu importante na Bahia"), acontece no Rio, em data ainda não definida. Em seguida, será a vez da Bahia. Os ensaios já começaram e a banda, só para variar, é formada por jovens herdeiros. Um deles é o tecladista Donatinho, filho de João Donato.


Fonte: Jornal Folha SP - Agosto 2004


imprimir       Volta

www.carnaxe.com.br