carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Inauguração do Centro de Memória do Carnaval do Rio de Janeiro
bastidores da folia
LIESA - Liga Independente das Escolas de Samba


Mensagem do Presidente da LIESA, Ailton Guimarães Jorge, na inauguração do Centro de Memória do Carnaval, em 4 de agosto de 2004, dentro das celebrações do 20º aniversário da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro

“O Rio de Janeiro é a síntese da alma brasileira. Entre o sol e o mar, o verde e a montanha, há quatro séculos e meio o povo carioca desenvolve seu espírito alegre e festeiro, extraindo das dificuldades as cores da vida. Foi atrás do Zé Pereira, fez troças no entrudo, acompanhou a passagem do corso, serpenteou as ruas em cordões, ensaiou os primeiros passos no rancho e fincou suas raízes na Praça Onze, onde brotaram as sementes do samba.
Era uma Cidade tão feliz e maravilhosa que precisava de outros canais para extravasar a sua alegria. Invadiu salões com marchinhas jocosas e praias com fantasias de papel. Blocos de sujos paravam o trânsito e coretos animavam os bairros. As Escolas de Samba desceram o morro. Evoluíram no tablado e, com o passar do tempo, mostraram que precisavam de um palco maior para abrigar o seu talento. Cresceram, se organizaram e, a cada ano, encenam na Avenida a ópera brasileira. A LIESA sente-se orgulhosa em dividir com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro a responsabilidade de administrar esta festa incomparável.
E é com muito carinho que reuniu, guardou, catalogou e digitalizou fatos que constroem a História do Carnaval, disponibilizando-os a estudantes, ao interesse dos pesquisadores e à curiosidade dos visitantes. Ao resgatar a memória do Carnaval Carioca, a LIESA acredita que ajudará, também, a resgatar uma história de brasilidade.”

Fonte : Liesa - 04 de agosto 2004

volta | contato

www.carnaxe.com.br